TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciando relacionamentos com relações humanas

Tese: Gerenciando relacionamentos com relações humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Tese  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Nos Estados Unidos um país democrático os trabalhadores e sindicatos começaram a ver a administração cientifica como um meio sofisticado de exploração dos empregados á favor dosinteresses dos patrões. A teoria das relações humanas nasceu da necessidade de corrigir a desumanização do trabalho.

Que se originou da necessidade de tornar mais humana e democrática a administração, dedesenvolver as ciências humanas principalmente a psicologia, as ideias da psicologia dinâmica foram fundamentais para o humanismo que foi fundado por Elton Mayo, e as conclusões da experiência deHawthorne que colocaram em duvidas as principais características da Teoria Clássica.

Com o decorrer da Teoria das Relações Humanas a administração passa a ter novos conceitos como motivação, liderança,comunicação, organização informal, dinâmica de grupo.

Os psicólogos e sociólogos tomam o lugar do engenheiro do técnico.

A Teoria das Relações Humanas mostra o homem social baseado nos aspectos de que ocomportamento no trabalho como em qualquer lugar é consequência de fatores motivacionais.

As pessoas são motivadas por necessidades humanas e por satisfação, pelos grupos sociais que fazem parte.Estes grupos sociais são influenciados pela supervisão e liderança.

As normas sociais do grupo são regulamentos do comportamento dos membros. A produtividade é controlada informalmente pelas normas dogrupo, que adota tanto sanções positivas quanto negativas.

A Escola Humanista

O enfoque da administração cientifica é enfatizar os métodos de trabalhos, a organização da empresa. Mas asnecessidades, interesses e sentimentos das pessoas que trabalham na organização ficam em segundo plano.

Durante muito tempo dominou a teoria e a pratica da administração.

Para os administradores a preocupaçãocom fator humano no trabalho era distante ou mesmo inexistente.

A escravidão predominou durante muito tempo, com a noção que a mão de obra era um fator que o desempenho dependia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com