TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidrografia nordestina

Por:   •  19/10/2015  •  Abstract  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

A Hidrografia Nordestina

A região nordeste do Brasil compreende os Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Seus principais rios são o rio São Francisco, rio Parnaíba, rio Jaguaribe, rio Capibaribe, rio Piranhas-Açu e rio Uma.

Como importante exemplo para o contexto de geração de energia, tem as usinas hidroelétricas de Sobradinho, Paulo Afonso, Três Marias e Xingó que estão localizadas na região nordestina do Brasil.

As bacias hidrográficas do Nordeste correspondem a 18% das bacias brasileiras, colocando a Região em terceiro lugar, atrás apenas das Regiões Norte e Centro-Oeste.

O Problema da Água no Nordeste

Mesmo com tantos rios, a região nordeste do Brasil é castigada com a falta de água. A população sofre com o sertão, a morte de animais de criação e lavoura.

Para amenizar a falta de água foram construídos açudes na Região Nordeste como busca para solucionar o problema da escassez da água que abrange esta região.

Junto com apoio do governo a construção desses açudes que são uma forma de reservatório que capta a água da chuva e retém como água de reserva para servir a população no período de estiagem, ou seja, a seca.

Na época de seca a população tem que ser abastecida por água limpa que vem de caminhão-pipa ou jumento-pipa.

Assim, a transposição do rio São Francisco, é a esperança desse povo que aguarda uma solução para seus problemas em relação a sua e falta d’água.

As Bacias Nordestinas e o Petróleo

As fontes de água que fazem parte de bacia hidrográfica nordestina pertencente aos estados da Paraíba, Piauí, Pernambuco e Tocantins vão ser rotas de pesquisa para a busca pelo ouro negro e gás natural.

Vão chegar às bacias do Peixe, Pernambuco-Paraíba e o Vale Parnaíba.

Acredita-se que por ser uma região petrolífera a região nordeste. As licitações por exploração de petróleo e gás na região pode melhorar a industrialização na região e com isso melhorar economicamente a vida da população.

 

As Bacias Secundárias

Estas bacias são secundárias devido a ter poucos afluentes e se localizam próximo ao litoral do Nordeste. São elas:

  • Bacias do nordeste: constituída por rios que secam com o tempo de estiagem (temporários). Fazem parte desta bacia os rios Acaraú e Jaguaribe, Pinhas e Potenzi, Paraíba, Capibaribe, Uma e Pajeú.
  • Bacias do leste: faz parte os rios Jequitinhonha, do nordeste. E correm em direção ao Oceano Atlântico.
  • Bacias do sudoeste-sul: são rios que correm a direção oeste-leste e correm serras em direção ao oceano Atlântico também.

Os rios nordestinos são de regime austral tropical, que ficam cheios na época do verão. Em suma os rios temporários do nordeste não fazem parte desta classificação e são pouco utilizados para navegação.

Desta forma, os principais rios que foram estas bacias secundárias são: o rio Oiapopa, Gurupi, Parnaíba, Jequitinhonha e Doce.

As bacias nordestinas representam muito para a população brasileira, pois, apesar de seca a busca por água doce futuramente vai aumentar e os rios que fazem parte desta, são a fonte deste ingrediente importante para a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com