TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ilhas De Calor

Pesquisas Acadêmicas: Ilhas De Calor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 2

ILHAS DE CALOR

A ilha de calor é um fenômeno inteiramente antrópico. Este fenômeno resulta da elevação das temperaturas médias nas áreas urbanizadas das grandes cidades, em comparação com áreas vizinhas.

A diferença de temperatura pode chegar até 7°C, isso ocorre por causa das diferenças de irradiação de calor entre as áreas impermeabilizadas e as áreas verdes. Além disso, nas áreas urbanas, há muita concentração de gases e materiais particulados que são lançados pelos veículos. Esses materiais são responsáveis por um efeito estufa “localizado” que ajuda a aumentar o calor. Ainda há as grandes construções, prédios, calçadas e ruas pavimentadas e viadutos que fazem aumentar a irradiação de calor para a atmosfera.

Uma cidade pode ter vários picos de temperatura espalhados pela mancha urbana, caracterizando várias ilhas de calor.

A formação de ilhas de calor facilita a formação de uma zona de baixa pressão, isso faz com que os ventos soprem durante o dia (pelo menos) para a área central, trazendo maior quantidade de poluentes. Sobre a área central, forma-se uma “cúpula” de ar pesadamente poluído que pode ser visto do alto dos grandes prédios ou quando se está chegando por uma estrada.

QUESTÕES

QUESTÃO 1. A ilha de calor é um fenômeno de causas naturais.

R.: Falso.

Justificativa: a ilha de calor é um fenômeno que é causado diretamente pela ação do homem.

QUESTÃO 2. A ilha de calor resulta da elevação das temperaturas médias urbanizadas, porque há muita vegetação.

R.: Falso.

Justificativa: as elevações de temperatura se devem pelo fato de que há muita poluição de gases e partículas que são lançadas ao ar pelas indústrias e veículos. E também, pelo fato de haver ruas e calçadas pavimentadas e viadutos, grandes prédios e outras construções que fazem aumentar a irradiação de calor para a atmosfera.

QUESTÃO 3. Pode haver várias ilhas de calor em uma mesma cidade.

R.: Verdadeiro.

Justificativa: há várias ilhas de calor espalhadas pela cidade, pois há vários picos de temperatura, variando o lugar de acordo com a quantidade de gases emitidos ou com as construções.

QUESTÃO 4. A “cúpula” que se forma sobre a cidade e pode ser vista através de grandes prédios ou quando se chega por uma outra estrada, é formada apenas pelos poluentes daquela localidade.

R.: Falso.

Justificativa: é formada também pelos poluentes trazidos pelos ventos de outras regiões que são bastante industrializadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com