TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do Geoprocessamento como ferramenta para o Licenciamento Ambiental

Tese: Importância do Geoprocessamento como ferramenta para o Licenciamento Ambiental. Pesquise 806.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

Sistema de Ensino Presencial Conectado Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Altair dos Santos Pena

Importância do Geoprocessamento como ferramenta para o Licenciamento Ambiental

Belo Horizonte, Minas Gerais

2013

RESUMO

O presente artigo apresenta a importância do geoprocessamento como ferramenta para o processo de licenciamento ambiental, a aplicação de geotecnologia como um instrumento estratégico de planejamento que ajuda de forma mais rápida com mais detalhes os avanços dos resultados através de sua localização de atividades e que auxilia na viabilização na preservação ambiental. Com as técnicas degeoprocessamento podemos auxiliar no controle, monitoramento de diferentes momentos do processo decisório, além de contribuir para a simplificação na elaboração do Estudo de Impacto Ambiental.

Palavras-Chave

Geoprocessamento; Licenciamento Ambiental; Impacto Ambiental; Meio Ambiente

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos destacar o quanto é importante o uso do geoprocessamento como ferramenta para o processo de uma licença ambiental. Haja visto que o geoprocessamento nos fornece o ponto exato onde iremos instalar o empreendimento e nos dirá os impactos que causarão nesta área, predeterminando o que irá ocorrer nesta região em todos os aspectos, isto é, impactos positivos, negativos, desenvolvimento social, bem como econômico.

Dessa mesma forma o geoprocessamento, essa ferramenta, é imprescindível para o apoio à decisão a ser tomada sobre as questões ambientais e sociais, pois uma boa decisão relativa às questões socioambientais éimportantíssima para contribuição de uma sociedade mais sustentável e de um ambiente mais equilibrado.

DESENVOLVIMENTO

Geoprocessamento vem a ser o uso automatizado de informação, onde de alguma maneira está ligada a um exato lugar no espaço, seja por meio de um mero endereço ou por coordenadas certas. Essa tecnologia de valor tão elevado para o licenciamento ambiental vem favorecer omeio ambiente, pois permite que se possa fazer uma análise total do que poderá ocorrer em uma determinada área ou região, através de um processo de estudo minucioso. Esse processo poderá ser físico, com a ida ao ponto ou mesmo virtual, utilizando de satélite para mapeamento do local. Por intermédio de fotos de satélites teremos a noção exata do ponto de instalação do empreendimento; a localização municipal, a área quanto a sua situação geográfica, a bacia hidrográfica do ponto, isto é, apresenta mecanismos poderosos para expressar a estrutura do espaço e nos oferece um leque de ferramentas para processar os dados ambientais com muita precisão, possibilitando um estudo aprofundado do local. Num país que possui uma dimensão continental de tamanha proporção como o Brasil, com uma enorme carência de informações nas quais julgamos serem as mais adequadas para que sejam tomadas as decisões sobre os problemas urbanos, rurais e ambientais, o Geoprocessamento apresenta-se e dispõe de um enorme potencial, principalmente quando se diz respeito àstecnologias de custo relativamente baixo, em que o conhecimento seja adquirido no local.

Tão logo seja realizado o estudo e definido o empreendimento, parte-se para o licenciamento que se dá o nome de Licença Prévia (LP). Nessa fase iremos procurar os órgãos competentes para esse determinado tipo de investimento.

O geoprocessamento com seus estudos preliminares nos mostra todos os processos impactantes que a implantação de determinado empreendimento poderá gerar em uma região, como, por exemplo, a poluição sonora, tempo de ocorrência do impacto e técnicas de minimização dos problemas causados, além de referenciar o custo-benefício para a população local, em relação à satisfação dos moradores, a criação de empregos para a comunidade e, se necessário, o remanejamento populacional.

Segundo Zaidan (2004), o setor de geoprocessamento tem crescido, mas lentamente, se comparado com o resto do mundo, o geoprocessamento crescer conforme crescem os problemas da atualidade, como no meio ambiente, infraestrutura, conflitos sociais, e assim por adiante. As pessoas começam então a perceber que se faz necessário o uso de um novo enfoque, ou seja, uma visão que seja geral, que englobe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com