TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução: Oque é petróleo?

Por:   •  16/11/2020  •  Dissertação  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução: Oque é petróleo?

O petróleo, do latim petroleum, é a união das palavras petrus (pedra) e oleum (óleo) que significa literalmente óleo de pedra. É uma mistura complexa de compostos orgânicos gerada pela decomposição lenta de pequenos animais marinhos, que foram soterrados, em um ambiente com pouco oxigênio. A formação do petróleo ocorre pela pressão da água, onde os fitoplânctons se transformam em petróleo, num processo demorado e em condições especiais.

[pic 1]

Pra que serve o petróleo:

O petróleo é um combustível fóssil, empregado principalmente para geração de energia pela facilidade com que seus componentes sofrem combustão. é utilizado como matéria-prima para inúmeros materiais que fazem parte do nosso cotidiano.

Os derivados do petróleo são obtidos a partir do que chamam de refino. O petróleo não sai dos reservatórios prontos para serem comercializados, precisando, então, passar por um processo de melhoramento a fim de atender às especificações do mercado.

[pic 2]

A importância do petróleo:

A importância do petróleo reside no fato de a humanidade ser, em sua maior parte, dependente do uso de seus derivados, principalmente como fonte de energia. A Agência Internacional de Energia estima que cerca de 60% da produção energética mundial advenha desse recurso. Assim, considerando que o nível de consumo de um país está diretamente relacionado ao seu poderio econômico.  

Engana-se quem acha que o petróleo seja somente utilizado como combustível. Na verdade, ele possui outros usos, como a produção de plástico, colchões, solventes, tintas e lubrificantes. Por esse motivo, esse recurso possui um peso de ouro na economia internacional, que é bastante vulnerável às oscilações do seu preço, a exemplo do que aconteceu na década de 1970, na chamada Crise do Petróleo. De forma que aquela nação que possuir um maior controle sobre a produção e exportação do petróleo certamente ficará em uma posição mais favorável  nos cenários político e econômico globais.

[pic 3]

Brasil e o pré-sal:

é uma grande reserva de petróleo e de gás natural encontrada em águas profundas, a mais de sete mil metros abaixo do nível do mar, sob uma extensa camada de sal que atinge até dois mil metros de espessura, o que dificulta sua exploração. Essa reserva brasileira localiza-se em uma faixa litorânea de aproximadamente 800 quilômetros de extensão que compreende os estados do Espírito Santo e Santa Catarina.

[pic 4]

Colégio CEVS

O uso e dependência humana sobre os combustíveis fosseis.

Guilherme Albuquerque Silveira

Cajamar

2019

Conclusão:

A utilização das fontes energéticas, como o petróleo, não está vinculada apenas à disponibilidade de recursos, mas também a questões políticas envolvendo os países detentores das maiores reservas, as grandes empresas produtoras e os principais consumidores mundiais que criam a perspectiva de dependência em relação ao petróleo, que devido a sua procura e forma de extração cara, sobem o preço da exportação dando assim aos países que refinam e revendem o produto os grandes controladores da geopolítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (99.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com