TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Geopolitica

Por:   •  9/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 5

GEOPOLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

                   

Disciplina:

Introdução a Geopolítica

Tutor:

Jucilene Galvao

RA:

8086973

Aluno(a):

 Irena Silveira de Albuquerque

Turma:

2019.1

Unidade:

Ciclo 1                                                                                  Boa Vista/RR

Atividade... 

Após a leitura dos textos indicados para este ciclo, faça uma síntese entre duas ou três laudas sobre o assunto estudado. Você deve destacar o surgimento dos estudos geopolíticos e indicar os pontos principais de sua evolução histórica até os dias atuais, apresentando, desse modo, as principais teorias geopolíticas estudadas.

Lembre-se de que esta síntese deve ser feita de acordo com sua compreensão dos estudos, portanto, não faça cópia de outros textos. Esta atividade deve ter e partir da análise dos textos indicados e de suas pesquisas.

Depois que concluir sua atividade, poste-a no Portfólio.

O envio de mensagens se encerra em 05/04/2019

Primeiramente é importante destacar que existem dois braços na geografia, a Geografia Política e a Geopolítica, a segunda é derivada da primeira. A Geografia Política surgiu dentro da Escola Alemã do pensamento geográfico na obra “Politische Geographie” (em português, Geografia Política), de 1897, do geógrafo alemão Friedrich Ratzel. Baseando-se em Ratzel, o cientista político sueco Rudolf Kjellén cria o termo Geopolítica, no qual sua preocupação fundamental é a de estudar o Estado enquanto organismo geográfico e sua manifestação no espaço.

Essas diferenças estariam baseadas, principalmente, na forma de abordagem. A Geografia Política deveria ser compreendida como um conjunto sistemático de estudos restritos às relações entre o território e o Estado (posição, situação, características das fronteiras, etc.), enquanto que à Geopolítica caberia a formulação de teorias e estratégias políticas voltadas à obtenção de poder sobre determinado território.

Hoje, o Estado que detém maior poder econômico consegue organizar o mundo de acordo com sua ordem, ou seja, a geopolítica é uma prática utilizada pelo poder político para disciplinar um determinado território. Nela são analisadas a geografia, a história e as ciências sociais junto com as teorias políticas, que vão desde o Estado até o internacional-mundial. Essa ciência está associada a assuntos que envolvem acordos internacionais, diplomáticos e qualquer conflito entre países, culturas ou disputas por territórios.

Posterior aos trabalhos de Kjellén, surgem outras correntes Geopolítica, com um teor de aplicação geográfica estratégica para a manutenção, posse e expansão de um Estado, são eles almirante norte-americano Alfred T. Mahan e o geógrafo britânico Halford Mackinder.

A obra do almirante Mahan, “The Influence of Sea Power upon History 1660-1783” (1890), teve grande relevância, e também inspirado nas teses de Ratzel. Embora, jamais tivesse usado em seus escritos o termo "geopolítica", ele se beneficiava de tal conhecimento para defender a teses de que o território que tivesse o controle das principais rotas marítimas do mundo, seria também dono do poder político, ou seja, a potência mundial.

A teoria do poder marítimo de Mahan foi contestada, em 1904, pelo geógrafo inglês Halford Mackinder, quando esse proferiu uma conferência, na Real Sociedade Geográfica, intitulada "O Pivô Geográfico da História", que anunciava o fim da "Era Colombiana" e a ascensão do poder terrestre. O autor trazia em sua obra o conceito “Heartland”, onde o centro da Eurásia (hoje Federação Russa) é o núcleo político e geográfico do globo terrestre. Para ele, essa era a região de maior importância, devido a biodiversidade e recursos naturais lá existentes. Em tese, a partir do controle desse território que uma nação desenvolveria infantaria e a marinha, além de controlar a ‘Ilha Mundo’ (Eurásia e África), assim batizada por Mackinder. Esse seria o controle de outros destinos do planeta.

Tais teorias influenciaram o comportamento dos Estados nas disputas pela política mundial durante todo o século XX. Os Estados Unidos norteou-se pelos pensamentos de Mahan, investindo e fortalecendo a marinha do país e estabeleceram bases navais em outros países estratégicos, como também influenciou a construção do canal do Panamá. Por outro lado, a Grã-Bretanha seguiu os passos de Mackinder e se uniu à Rússia (na época, União Soviética) nas duas guerras mundiais. Era justamente pensando nesse Estado-pivô que Mackinder buscava estabelecer um sistema defensivo britânico, que pudesse impedir uma aliança entre Rússia e Alemanha, pois, para o autor, quem controlasse a "Ilha Mundial" controlaria o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (124.8 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com