TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a cidades e urbanização

Tese: Introdução a cidades e urbanização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  Tese  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução a cidades e urbanização

Objetivos: Pensar a lógica que produz a cidade os e seus agentes, as práticas que as concretizam e suas mudanças.

As cidades são, atualmente, a expressão maior da sociedade contemporânea. Em suas paisagens construídas, em suas formas de estruturação territorial, através de seus fluxos de mercadorias, pessoas, informações, idéias, as cidades traduzem e propiciam todo movimento que dá sentido ao processo de desenvolvimento de nossa história social, em cujo contexto construímos nosso cotidiano.

Cidade é natureza transformada, domada, destruída (problemas ambientais, rios, desmoronamentos, matas, asfaltamentos, etc.)

É objetiva, supermercados nos caminhos de casa, bancos, caixas automáticos, etc.

É subjetiva, igrejas, catedrais, etc.

É comunicação, isolamento, riqueza, pobreza, beleza, feiúra, transformação, contradição, etc.

A cidade é o lugar do Trabalho; do Lazer; da Produção; do Consumo; do Estar (prédios, casas, etc.); da Ordem; da Contra-ordem; dos Sistemas Econômicos; Lutas sociais (sindicatos, associações de bairros, mulheres, etc.); das Funções (cada um tem sua função, maquinas, pessoas, etc.); da Arte (escultura na praça, painéis, museus, exposições, etc.).

Urbanização é um processo. Deve nos remeter a sua origem e a sua evolução, as transformações de ordem política, econômicas, as manifestações culturais e ideológicas, as revoluções e a ciências no nosso cotidiano.

Antes da indústria, fundação das primeiras cidades, colônia portuguesa, as cidades tinham caráter administrativos e burocráticos. A urbanização tinha como caráter o deslocamento da produção, cidades litorâneas.

Depois da indústria, a industrialização exigiu a acentuação da urbanização, crescimento da população, e aumento das cidades. Crescimento da concentração fundiária no campo e subordinação da agropecuária ao capital industrial e financeiro. (máquinas agrícolas, sementes e fertilizantes), assim como beneficiamento industrial (álcool, margarina e óleo de soja, frangos “produzidos” etc.).

Igualdades e desigualdades, nos processos (urbanização) de reprodução das cidades (capital-interior), assim como os problemas e o mercado consumidor. Desconcentração industrial, da região metropolitana de São Paulo para o interior (Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, etc.). Desenvolvimento regional não homogêneo.

Produção da cidade e da vida urbana

• Propriedade privada do solo urbano;

• Novos loteamentos urbanos;

• Construtoras;

• Imobiliárias;

• O Estado e seu sistema habitacional, assim como a escolha de áreas a serem beneficiadas com equipamentos urbanos;

• Instituições tomadoras de decisões;

• Diferentes localizações das moradias;

• Diferentes preços do solo urbano.

O morar na cidade

Morar é indispensável para a nossa existência, não podemos não morar.

A moradia é uma mercadoria de alto preço em comparação as outras em disposição no mercado. (relacionar com os salários baixos, taxas de desemprego e subemprego).

Toda possibilidade de satisfação da necessidade do morar está mediada pela relação entre proprietário e não-proprietário, para ter direito de ocupar um imóvel é preciso ser seu proprietário, comprá-lo ou alugá-lo.

• Os que moram em bairros bons;

• Os que moram mal (casas de autoconstrução);

• Os que não moram (moradores de rua).

Deslocamentos e transportes na cidade

Todos têm necessidades de deslocamentos, precisamos ir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com