TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ira E Eta

Ensaios: Ira E Eta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

O Exército Republicano Irlandês, mais conhecido como IRA é um grupo paramilitar católico que intenciona que a Irlanda do Norte separe-se do Reino Unido e seja reanexada à República da Irlanda.

conflituoso se agravou ainda mais quando foi instalada uma política de colonização na qual as terras da população católica foram distribuídas aos protestantes, em especial, no território do norte da Irlanda. Além de terem suas terras confiscadas, a população católica era discriminada pelos protestantes e submetida a leis de segregação, sendo, por exemplo, obrigada a viver nos bairros mais precários da região.

Para alcançar tal objetivo, o IRA lançava mão de atentados a bomba e ataques armados contra civis e militares protestantes, sendo, por isso, classificado como um grupo terrorista. Uma das principais ofensivas lançadas pelo IRA foi a explosão de 22 bombas na cidade de Belfast, com um saldo de 9 mortos e 130 pessoas feridas

Para a minoria de católicos o IRA era como se fosse a única segurança para aquela população já embora tenham existido muitos outros grupos paramilitares, tanto católicos republicanos quanto protestantes monárquicos, o IRA foi o mais organizado com suas ações, com varias mudança fez que os irlandeses nos Estados Unidos oferecesse um apoio ao grupo para ter vários meios de expandir suas armas até o Reino Unido.

Durante décadas de conflitos, ocorreram aproximadamente 3.500 mortes por atentados na Irlanda. A partir de 1990, começaram as negociações de paz e, em 1998, o IRA juntamente com o unionista David Trimble e o primeiro ministro Tony Blair.

No mesmo ano, o IRA anunciou a deposição de armamentos, porém, o grupo só desistiu dos ataques armados em 2005, afirmando que continuaria lutando pela independência, mas agora por meios políticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com