TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOCALIZAÇÃO DE ÁREA DE APTIDÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO

Pesquisas Acadêmicas: LOCALIZAÇÃO DE ÁREA DE APTIDÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 7

LOCALIZAÇÃO DE ÁREA DE APTIDÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO

UNIVERSIDADE ZAMBEZE

FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL E DOS RECURSOS NATURAIS

CURSO DE ENGENHARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL

4 ᵒ Ano

ENGENHARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL

Disciplina: GEOPROCESSAMENTO

Docente: MsC. Nhongo, Eufrásio Sozinho João

Discente: Plácido Leontino Silvestre Sabonete

placidosabonete@gmail.com

Resumo

O presente trabalho o qual é descrita o uso do Geoprocessamento na localização de área de aptidão para a construção do aterro sanitário. Para a selecção de possíveis locais de implantação de aterros sanitários, recorrendo aos sistemas de informação geográfica. A localização deste tipo de infra-estruturas obedece a critérios diversos de natureza geológica, geomorfológica, topográfica, pedológica, biológica, hídrica, hidrogeológica, climatológica, demográfica, usos de solo e acessibilidades. O armazenamento, a integração e a manipulação de toda a informação de base foi possível graças ao desenvolvimento de um SIG, que permitiu igualmente a produção de informação intermédia e a geração do mapa final de acordo com os critérios exigidos. As áreas geradas pelo Sistema foram validadas no campo verificando-se estarem em conformidade com os condicionalismos introduzidos no sistema. A metodologia que se coloca à discussão tem como objectivo evidenciar as potencialidades dos SIG em análises de macro escala, no contexto do planeamento e do ordenamento do território, em consonância com a gestão de recursos hídricos.  

Introdução

O aterro sanitário é uma das técnicas mais seguras e de menor custo para a disposição final dos resíduos sólidos urbanos. Fundamentado em critérios de engenharia e normas técnicas específicas, permite confinar tais resíduos de uma forma mais segura, controlar a poluição ambiental e proteger a saúde pública (SCHALCH, VALDIR ET AL, 2002).

No entanto, a falta de critérios técnicos durante a implantação e operação de um aterro sanitário pode conferir-lhe características indesejáveis, trazendo sérios riscos à saúde da população e ao meio ambiente. O lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, caracterizada pela sua descarga sobre o solo, sem critérios técnicos e medidas de protecção ambiental ou à saúde pública. A proliferação de vectores de doenças (moscas, mosquitos, baratas, ratos, entre outros), geração de odores desagradáveis e, principalmente, poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas pelo chorume - líquido de coloração escura, mal cheiroso e de elevado potencial poluidor, produzido pela decomposição da matéria orgânica contida nos resíduos. Com essa técnica de disposição produz-se, em geral, poluição localizada, não havendo impermeabilização de base (comprometendo a qualidade do solo e das águas subterrâneas), nem sistema de tratamento de percolado (chorume mais água de infiltração) ou de extracção e queima controlada dos gases gerados (SCHALCH, VALDIR ET AL, 2002).

Os Sistemas de Informação Geográfica constituem importantes instrumentos de organização e análise da informação, sendo utilizados dentro das mais diversas especialidades.

Foram concebidos e desenvolvidos para proporcionar aos utilizadores a integração de informação georreferenciada num sistema informático permitindo, através de ferramentas de análise, a geração de nova informação, em função das necessidades específicas dos utilizadores. (FARINHA e BARATA, 1993)

Objectivos

Objectivo Geral

Sintetizar o uso do Geoprocessamento na localização de área de aptidão para a construção do aterro sanitário.

Objectivo Especifico

Descrever os procedimentos da execução e normalização da construção do aterro sanitário;

Abordar os pontos focais da implantação do aterro sanitário.

A metodologia

Para a realização do presente trabalho teve em consideração Factores de exclusão implantação de aterro disponibilizado pelo docente, actualidade dos diversos documentos publicados, os trabalhos “Estudos de Caracterização de Locais para Aterros Controlados” Confinamento de Resíduos Sólidos Urbanos em Aterros Sanitários”. E fez-se o uso dos Software, aplicação de conhecimento do Geoprocessamento no ArcMap mediante as suas ferramentas. 

Área de Estudo

O Distrito de Moatize está localizado na parte Oeste da Província de Tete. É limitado a Norte pelos Distritos de Chiúta e Tsangano, a Leste pela República do Malawi, a Sul pelos Distritos de Tambara e Guro (ambos da Província de Manica) e a Oeste pelo Município de Tete e pelo Distrito de Changara.

Figura 1: Ilustração do Município de Moatize

Divisão Administrativa

O Distrito de Moatize está subdividido em quatro Postos Administrativos. Note-se que Distrito de Moatize se distingue dos restantes Distritos em estudo por englobar uma área Municipal (Município de Moatize).

Figura 2: Ilustração da Divisão Administrativa de Moatize

Tabela 1: Divisão Administrativa de Moatize

Posto Administrativo

Localidades

Kambulatsitsi

Kambulatsitsi-Sede; Necungas

Moatize

Município de Moatize; Moatize-Sede; Benga; Mpanzo;Msungo

Zobué

Chipiridzanje; Nkodeze; Zobué-Sede; Samoa; Mussacama

Aterro sanitário

O aterro sanitário também é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos à saúde pública e ao meio ambiente, minimizando os impactos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com