TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leo Waibel, "A Lei de Thunen e sua Significação para a Geografia Agrária"

Por:   •  16/11/2018  •  Abstract  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Curso de Geografia
Disciplina: Geografia Econômica I – Prof. Carlos de Almeida Toledo
Aluno: Aluizio de Barros Fagundes Junior – 9338862

Fichamento de leitura:  WAIBEL, Leo.  A Lei de Thunen e sua Significação para a Geografia Agrária

- “Estado Isolado” – Abstração de natureza espacial: circular e isolado do resto do mundo por uma floresta impenetrável; abstração natural: localização em planície uniforme, com clima invariável e sem águas navegáveis; abstração econômica: população com nível cultural elevado, polivalente, que pratica silvicultura e agricultura em propriedades agrícolas de tamanhos iguais, numa economia de intercomunicações que trabalha para um mercado que fica no centro do Estado, e conectadas por estradas axiais até esse mercado.

- No mercado são vendidos todos os produtos agrícolas excedentes. Não há concorrência com outros mercados interiores ou exteriores.

- Valor de troca dos produtos = preço pago na cidade, incluídos preços de transporte.

- Seis círculos concêntricos (anéis agrários), com sistemas econômicos diferentes. Primeiro anel (mais perto do centro) produz produtos mais perecíveis – livre economia em forma de horticultura. Segundo anel, silvicultura. Terceiro anel, sistema de rotação de culturas. Quarto anel, pasto-campo de cultura. Quinto anel, sistema dos três campos com alqueive. Sexto anel, produção de gado com criação extensiva. Fora dos anéis, alguns caçadores que trocam peles por produtos.

- Diferenças entre o Estado Isolado e países reais: solos com constituições físicas e riquezas uniformes inexistem; e não existem cidades grandes isoladas de rios ou canais navegáveis; cada Estado possui, além da capital, inúmeras outras cidades.

- Primeiro volume do Estado Isolado: geografia econômica; segundo volume: economia plítica; terceiro volume: silvicultura.

- “Lei da Superioridade Relativa de Cada Sistema Econômico”: sistema de exploração econômica depende do preço do produto à venda.

- “Teoria da Intensidade de Thunen”: arranjo dos graus de economia e exploração, segundo o grau de intensidade.

- Pesquisa dedutiva e experimentação indutiva.

- Concepções abstratas: princípios, hipóteses para contribuir ao esclarecimento da verdade.

- Importância para compreensão da Geografia Agrária.

- Importância da primeira parte do Livro para a Economia Política: principal fundamento teórico da política agrária e estudo básico da localização espacial da produção agrícola.

- Importância do “Estado Isolado” para a geografia agrária: em condições idênticas, a agricultura de um país pode estar desenvolvida em formas totalmente diferentes; diferenciação espacial da agricultura = distância do local de origem da produção ao local de consumo = maneira como são produzidos; formações econômicas separadas pela forma de atividade e finalidade de produção.

- Aplicação da Teoria de Thunen verificada (com relação ao preço dos cerais/distância da produção) nos EUA, por Engelbrecht.

- Beschorner: sistema rotativo de culturas e pastagens/culturas em campos/rotação de terras primitiva/pastoreio/plantage.

- Anéis econômicos observados no princípio do século XIX: anéis econômicos de âmbito reduzido – cultura manual ou agrícola em torno de pequenos povoados ou empreendimentos agrícolas. Anéis médios para abastecimento de grande mercado. Zonas de pastagem. Problema: comunicação deficiente entre anéis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com