TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOGRAFIA AGRÁRIA - As leis agrárias e o latifundio improdutivo

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

GEOGRAFIA AGRÁRIA

Luiza Rodrigues Jovino da Silva

Resenha: As leis agrárias e o latifúndio improdutivo

A discussão atual sobre as ocupações de terras efetuadas pelo MST (Movimento dos Sem Terra) traz de volta temas recorrentes da história da apropriação territorial no Brasil e de uma contínua necessidade de uma Reforma Agrária. Um desses temas, o latifúndio improdutivo e os meios existentes à disposição dos poderes públicos para eliminá-lo têm merecido a atenção desde a legislação agrária promulgada na Colônia até os nossos dias. Observa-se durante a história brasileira, desde os períodos coloniais, a existência - ou tentativa - de uma legislação agrária cujo objetivo, em diversos momentos, é transformar as condições nas quais se opera a formação da propriedade. Entretanto, há a persistência de uma obstrução à aplicação desta legislação por setores interessados na manutenção da estrutura fundiária.

De modo sucinto podemos indicar, na legislação agrária brasileira sobre latifúndio, alguns momentos principais: o regime de sesmarias, a lei de terras, o Estatuto da terra e a Constituição de 1988, condicionantes dos desdobramentos atuais do espaço agrário brasileiro.

A concessão de sesmarias consistia na doação gratuita de terras em abundância a quem possuísse os meios de cultivá-la.  Em sua concepção original, imaginada para solucionar uma crise de abastecimento no reino português, tinha uma preocupação acentuada com a utilização produtiva da terra. No entanto, enquanto durou o regime de concessão de sesmarias, não conseguiu-se impedir a formação de grandes latifúndios improdutivos. Embora tendo suas origens no sistema sesmarial, não se atribui unicamente a ele a persistência da existência do latifúndio improdutivo em épocas posteriores. A ausência de uma legislação que normatizasse o acesso a terra e a continuidade do padrão de exploração colonial resultaram no florescimento do apossamento e multiplicaram-se os latifúndios improdutivos.

 Em meados do século XIX, o Estado imperial elaborou a primeira legislação agrária de longo alcance da nossa história, a Lei de Terras de 1850, representando uma tentativa dos poderes públicos de retomar o domínio sobre as terras chamadas devolutas.  A lei de 1850 não atingiu um dos seus objetivos básicos, a demarcação das terras devolutas e isto principalmente por dois motivos: a regulamentação da lei deixou a cargo dos ocupantes das terras a iniciativa do processo de delimitação e demarcação e a mesma não foi suficientemente clara na proibição da posse, por fim regularizando-a ao invés de cessar, assim beneficiando os grandes proprietários rurais.

Nos anos 1950-60 a grande mobilização social em torno das reformas de base deu à discussão do latifúndio uma feição diferente. A reforma agrária, vista como um processo social amplo, parte fundamental das transformações estruturais que deveriam liquidar a dominação tradicional no campo, melhorar a distribuição de renda e dar novo impulso ao processo de industrialização através da ativação do mercado interno, dominou o cenário e polarizou as discussões sobre a questão agrária. A luta pela reforma agrária reuniu uma parcela importante dos trabalhadores rurais do Nordeste nas Ligas Camponesas e era parte do amplo processo de mobilização popular pela transformação democrática da sociedade brasileira. Apesar de toda a mobilização a favor das reformas, esta modificação constitucional não foi votada e o golpe de 1964 pôs fim à visão democrático-reformista da questão agrária. A partir dos governos militares, que cessaram a visão democrática da questão agrária, a atenção centrou-se novamente no destino a ser dado às terras devolutas, redirecionando-se a discussão assim como no Império. Isto é, a visão da reforma agrária como parte das reformas de base foi abandonada em favor da elaboração de uma "política de terras" que desse um uso social às terras improdutivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com