TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Reversa

Dissertações: Logistica Reversa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

Logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo. A logística reversa tem sido citada com frequência e de forma crescente na literatura acadêmica, demonstrando sua aplicabilidade e importância em diversos setores empresariais, enfatizando novas oportunidades de negócios na cadeia de suprimentos reversa, criado por esta nova área da logística empresarial.

A Logística Reversa em uma perspectiva de logística de negócios refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição de matérias, reuso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e manufatura. As diversas definições e citações de logística reversa até então revelam que o conceito ainda está em evolução face às novas possibilidades de negócios relacionados ao crescente interesse empresarial e o interesse de pesquisas nesta área na última década. Entende-se a logística reversa como a área da Logística Empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes do retorno dos bens de pós-vendas e pós-consumo de negócios ou ao ciclo produtivo, através de fluxos reversos de materiais, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa.

Logística Reversa como ferramenta para a Sustentabilidade

Logística reversa refere-se a todas as operações relacionadas ao reuso de produtos e materiais. Seu gerenciamento está relacionado aos cuidados pós-uso dos produtos e materiais. Algumas dessas atividades são, de certo modo, similares àquelas que ocorrem no caso de retorno interno de produtos com defeito de fabricação. Logística reversa, portanto, relaciona-se a todas as atividades logísticas de coletar, desmontar e processar produtos, usando parte de produtos e/ou materiais, de modo a assegurar uma recuperação sustentável do ponto de vista ambiental (REVLOG, 2009).

De modo geral, a logística reversa promove o retorno dos materiais ao ciclo produtivo e agrega valor ao produto. A FIGURA 01 mostra os caminhos da logística reversa a partir de uma visão ampla do conceito.

FIGURA 01: Fluxos de canais reversos Fonte: Adaptado Leite (2009)

Observa-se, portanto, que a logística reversa de pós-consumo compreende o fluxo reverso dos materiais que até então não oferece muita utilidade. Nesse ponto, o produto começa a ser tratado como sucata, lixo, dejeto, rejeito ou resíduo e não mais como produto, diferentemente da utilização que tinha quando foi concebido e fabricado. Segundo Leite (2009), os canais de distribuição reversos de pós-consumo são constituídos pelo fluxo reverso de uma parcela de produtos e de materiais originados a partir do descarte de produtos, depois de finalizada sua utilidade original, para que de alguma maneira retornem ao ciclo produtivo. Por tratar-se de uma atividade que agrega custo às operações, a logística reversa tende a ser cada vez mais estudada e aperfeiçoada pelas empresas, pois um sistema eficiente de logística reversa pode vir a transformar um processo de retorno altamente custoso e complexo em uma vantagem competitiva para as organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com