TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARATONA AQUÁTICA

Tese: MARATONA AQUÁTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Tese  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 4

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criação, origem e a história e evolução da Maratona Aquática, de acordo com o contexto mundial e brasileiro;

Os tipos de equipamentos necessários (toca de banho, óculos de proteção e gordura na pele) para a prática da maratona aquática;

Como é a divisão das distâncias das provas da maratona aquática e as regras básicas da modalidade esportiva e situá-la no contexto escolar.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio

Estratégias e recursos da aula

MARATONA AQUÁTICA

http://www.cbda.org.br/galerias/index.php?uid=777

Designa-se por natação de águas abertas, natação de alto mar, natação de águas livres, natação de longa distância ou natação de fundo a natação de grandes distâncias, realizada em lagos, rios ou mar aberto.

Normalmente, toma a forma de travessias ou provas de mar. Dadas as grandes distâncias percorridas, é por vezes designada por maratona aquática, embora não sejam disputadas distâncias iguais à longa corrida terrestre de mais de 42 km.

Esta modalidade remete às origens da natação, quando ainda não havia piscinas. Em finais do século XIX e no primeiro quarto do século XX, as competições em águas abertas tiveram uma grande aceitação. Até, porque, devido à existência de poucas piscinas, as competições de natação desenrolavam-se utilizando os meios aquáticos naturais.

Estas competições foram caindo em desuso, por um lado, pelo aumento do número de piscinas existentes, por outro, devido à poluição que gradualmente foi tomando conta dos recursos hídricos naturais. Tornaram-se célebres as travessias do canal da Mancha e as longas maratonas natatórias que ocorriam nos rios e no mar de todo o mundo.

Hoje as provas são divididas entre as de distância inferior e superior a 10 km. Nos campeonatos mundiais, são realizadas três provas da modalidade, nas distâncias de 5 km, 10 km e 25 km, sempre para mulheres e homens.

EQUIPAMENTOS

O nadador é equipado com fato de banho, óculos de protecção, touca de banho, e deverá proteger-se com gordura na pele (por causa do frio e de irritações devidas ao sal). Equipamentos de mergulho, feitos de neoprene, por exemplo, são proibidos.

AS DISTÂNCIAS

A Federação Internacional de Natação define "natação de longa distância" e "natação maratona", segundo os seus regulamentos, como:

Natação de longa distância - prova em local aquático natural cobrindo um máximo de 10 km.

Natação maratona - prova em local aquático natural cobrindo um mínimo de 10 km.

São ainda consideradas históricas algumas provas de natação deste tipo, como por exemplo a travessia do canal da Mancha a nado. Existem campeonatos mundiais e europeus, além de alguns campeonatos nacionais.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Natação_de_águas_abertas

AULA 1

FAMILIARIZANDO COM A ÁGUA

ATIVIDADE 1

O professor deixará os alunos nadarem livremente e com o estilo de nado que escolherem por um determinado tempo. Depois nadar somente no estilo crawl.

Dividir a turma em chaves de eliminatória simples. Colocar dois alunos no centro da piscina com os pés sobre uma bóia. Os alunos deverão nadar utilizando apenas braçadas de crawl.

Quem conseguir encostar na borda referente a sua direção na piscina primeiro, sem soltar os pés da bóia, será o vencedor.

Fonte Foto:

Moreno, Guilherme

RECREAÇÃO, 1000 EXERCÍCIOS COM ACESSÓRIOS

Rio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com