TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Artigos Científicos: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Segundo Oliveiira (1991), "existem oito variáveis macroeconômicasque influenciam o resultado final de uma empresa", e as que mais interferem em sua margem líquida são: inflação, taxa de juros e taxa de câmbio. A interferência da taxa de câmbio pode ser notada imediatamente, enquanto mudanças na taxa de juros e/ou alterações bruscas na inflação possuem um efeito mais defasado, porém perceptíveis e influentes.

A inflação consiste em um aumento persistente e generalizado no valor dos preços, ou seja, é quando o nível dos preços sobem, enquanto a moeda se desvaloriza. São três as fontes da inflação: os custos, a demanda e a inércia inflacionária, provocadas pelo aumento nos custos de produção; elevação na procura de bens e/ou serviços; e mecanismos de indexação da economia, respectivamente. Tendo diversas consequências, como por exemplo, a redução nos investimentos e má distribuição da renda.

Em 1980, o Brasil passava por um período de crise, devido as dívidas externas e a desvalorização da moeda. A partir de 1986, o controle do poder aquisitivo do dinheiro tornousse uma das principais preocupações do governo, mas foi apenas em 1994, com a implementação do Plano Real, que essa situação começou a se estabilizar.

Existem vários índices que podem medí-la, entre eles o IGP (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico).

É possível ver a influência desta sobre a economia, através da mídia. Por exemplo, o site G1 publicou a seguinte matéria "...Sobre a inflação, os economistas do mercado financeiro também subiram sua estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano. A previsão do mercado financeiro avançou de 5,80% para 5,83% para 2013. Foi a segunda alta seguida para este indicador...". Tal aumento é péssimo para a economia de um país, toda a população sofre consequências, no entanto, os mais infectados seram, possivelmente, os trabalhadores mais pobres.

Na economia e na finança, o conceito de juro diz respeito à importância cobrada pelo empréstimo de dinheiro, enquanto taxa seria a tarifa, o preço cobrado pelo direito de usufruir desse empréstimo, até o dia do pagamento. Assim sendo, taxa de juros indica qual a percentagem a qual se investe um capital em um determinado período de tempo. É muito influente na margem líquida da empresa, pois encarece o crédito e o financiamento dos consumidores e das empresas. Podendo ser calculado de duas formas:

- juro simples: referesse ao montante gerado a partir do capital inicial. Será igual em todos os períodos do investimento, desde que sejam respeitadas a taxa e o prazo;

- juro composto: neste, ocorre a capitalização dos juros. Sempre que se vence um período do investimento, os juros obtidos são repostos e cumulados ao capital principal.

É possível perceber a influência desta sobre a economia através do site G1 "...Depois do aumento dos juros na semana passada por parte do Banco Central, para 9% ao ano, o mercado financeiro manteve a estimativa de que os juros atingirão 9,5% ao ano no fim de 2013 - o que embute uma nova elevação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com