TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mineracao

Ensaios: Mineracao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  2.798 Palavras (12 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. ETAPAS DE UM EMPREENDIMENTO MINEIRO

3. MÉTODOS DE LAVRA

3.1 Lavra por Bancadas

3.2 Minas por encosta e de cava

4. BRITAGEM EM LAVRA

5. MINERAIS EXTRAÍDOS POR DECAPEAMENTO E FRENTES DE LAVRA NO BRASIL

6. RECONFORMAÇÃO AMBIENTAL

7. CONSIDERACOES FINAIS

8. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

1. INTRODUÇÃO

2. ETAPAS DE UM EMPREENDIMENTO MINEIRO

A sequência das fases/etapas e atividades de um empreendimento mineiro, segundo HARTMAN (2002) e HERRMANN (2006), é a seguinte: prospecção, exploração, desenvolvimento, explotação, recuperação e reabilitação.

A lavra de minas (ou explotação mineral) é definida legalmente nos artigos 36 e 45 do regulamento do Código de Mineração definido como: “entende-se por lavra o conjunto de operações coordenadas objetivando o aproveitamento industrial da jazida, a começar da extração das substâncias minerais úteis que contiver, até o seu beneficiamento”. Segundo HERRMANN (2006) fica atrelado à lavra a presença de dois elementos: autorização governamental e gerência técnica compatível. Um dos processos para autorização governamental, de acordo com o autor supracitado, é a Concessão de Lavra, que depende, entre outras coisas, da aprovação do Relatório Final de Pesquisa pelo órgão fiscalizador. Se esse for aceito, o pretendente submete o seu requerimento de lavra ao Departamento de Produção Mineral-DNPM, juntamente com o Plano de Aproveitamento Econômico-PAE.

Dentre as atividades industriais, a Indústria Mineral é considerada um dos grandes pilares do desenvolvimento econômico, apesar de ser reconhecida como uma das atividades que mais prejudicam o meio ambiente, causando impactos negativos na maioria das vezes, durante todas as fases de um empreendimento:

(i) Pré-operacional (pesquisa mineral, fase de projeto e implantação);

(ii) Operacional (lavra, beneficiamento e expedição); e

(iii) Desativação (recuperação e reabilitação ambiental, descomissionamento e/ou desativação da Mina).

No setor mineral, existem alguns impactos inerentes a essa atividade. Esses impactos dependem da metodologia da lavra, tecnologia de beneficiamento, do método de lavra praticado de acordo com o modelo geológico, entre outros. Enfim, esses impactos devem ser absorvidos nas operações de Controle Ambiental e o seu planejamento direcionado a cada caso.

Aos poucos, foi sendo exigida a incorporação dos condicionantes ambientais aos projetos mineiros, de tal forma que os aspectos ambientais se tornaram de suma importância em todas as etapas da mineração, desde sua implementação até a sua desativação e/ou fechamento.

3. MÉTODOS DE LAVRA

A escolha do método de lavra é uma das decisões mais importantes que são tomadas durante o estudo de viabilidade econômica de uma mina. Isso porque as características físicas do depósito limitam as possibilidades de aplicação de alguns métodos de lavra. Na fase de planejamento, a seleção é baseada em critérios geológico, social, geográfico e ambiental, para que as condições de segurança e higiene sejam garantidas durante toda a vida útil da mina. Os aspectos relativos à estabilidade da mina, à recuperação do minério e à produtividade máxima também devem ser considerados.

Lavra a céu aberto, é o conjunto de operações necessárias para a extração racional dos recursos minerais superficiais (aflorantes) ou de pequeno capeamento, visando o aproveitamento industrial de uma jazida mineral.

As operações unitárias de lavra a céu aberto incluem limpeza, remoção de cobertura, perfuração, detonação, escavação, carregamento e transporte.

Considerando-se a diversidade de operações de lavra no Brasil, vários sistemas podem ser empregados nas diferentes operações. Em geral, a descobertura é feita com trator de esteira, carregadeira frontal ou escavadeira e caminhão, seguindo-se a operação de desmonte de rocha, que pode ser mecânico ou utilizar a combinação perfuração/detonação, na continuidade o carregamento com carregadeiras frontais, escavadeiras ou shovels e transporte por caminhões. Poucas operações introduziram transporte por correias.

A mineração a céu aberto responde pela maior parte da produção mineral no mundo e os tipos de método de lavra a céu aberto mais comuns no Brasil são as por bancos, em cava ou encostas. Isso dependendo das condições topográficas do terreno, onde a profundidade máxima da cava dependerá diretamente do teor e da relação estéril/minério, como também, as dimensões das plataformas de trabalho dependerão da produção e da conveniência dos equipamentos.

Os critérios básicos para definição dos custos de cada método devem ser de forma tradicional através da apropriação de seus componentes individuais, baseando-se em mais de um critério de avaliação econômica, levando-se em conta, também, a situação financeira da empresa, pois se trata reconhecidamente de uma atividade que está sujeita a riscos elevados.

3.1 Lavra por Bancadas

Segundo Souza (1994 apud DNPM, 2004) a lavra por bancadas é aplicada quando a jazida possui dimensões verticais e horizontais consideráveis, obrigando a retirada do minério por meio de bancadas, bancos ou degraus. O método de lavra em bancadas pode ser tanto em encosta (flanco) quanto em cava. Para uma melhor compreensão, as figuras 01 e 02 exemplificam a diferença entre os dois métodos de lavra por bancadas. Em minas a céu aberto com formação de cavas e ou encostas, os depósitos minerais são explorados desde níveis superficiais até certa profundidade, formando assim taludes, conforme o minério, juntamente com o material estéril, vão sendo extraídos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com