TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Sem Terra

Dissertações: Movimento Sem Terra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Interdisciplinar (Educação Física, Biologia, Espanhol, Geografia, Sociologia e História).

Durante o quarto bimestre, na oficina “Por um pedaço de Terra”, estudamos mais afundo sobre a distribuição de terras no Brasil, reforma agraria, o movimento social MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), e a Escola Milton Santos de Agroecologia.

Tínhamos como trabalho de campo desta oficina, a ida a Escola Milton Santos, para colocar em pratica o que vimos na teoria no decorrer do bimestre, a Escola é uma conquista do MST, onde é um Centro de Educação em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável dos Movimentos Sociais Populares do Campo. É a quarta Escola de Agroecologia do Paraná, localizada na estrada velha para Paiçandu, na área rural de Maringá, ao lado da Penitenciária Estadual de Maringá – PEM. A Escola Milton Santos foi inaugurada no dia 10 de junho de 2002, oferece cursos de nível médio e pós-médio de Técnicos em Agropecuária com importância em Agroecologia para filhos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, do MST e de outros movimentos sociais. Como objetivo de elevar o nível de formação política e cultural, educação e capacitação de jovens e adultos do campo. Ela contém uma área de 72 hectares pertencentes à Prefeitura de Maringá. Durante o governo desta prefeitura, no período de 2001-2004, foi realizado um Termo de Concessão de Uso à Título Gratuito (nº004/2004). Este termo confere aos concessionários o uso de tal área para a implantação e execução dos objetivos da concessão por 20 anos, podendo ser usada ate o ano de 2024.Tem espaços de produção com cultivos de horta (café, mandioca e feijão), gado leiteiro, a produção leiteira e de verduras é destinada para o abastecimento da escola e o restante é vendido em mercados da região e para a comunidade. Fomos até a horta, tinha que andar bastante até chegar lá, o tempo estava meio chuvoso e era o caminho com barro, o que dificultou um pouco o trajeto, a plantação era bem bonita.

O local em si, superou as minhas perspectivas, imaginava um local menor, e com menos condições desde estrutura e espaço, o que me chamou bastante atenção foi uma frase pintada em um dos muros da escola, que dizia: “Somente nós os pobres, podemos fazer um debate pedagógico da verdadeira política.” e “Você está em uma escola construída pelas mãos dos trabalhadores.” Onde faz realmente a referencia de que os trabalhadores a construiu. As pinturas que tinham lá, também me chamou muito atenção, eram impecáveis e vimos o artista fazendo uma delas, e uma feita com produtos agrícolas, como feijão, arroz, milho e etc.

Relação com as matérias

Biologia: A relação que pude perceber foi em questão ao melhoramento de plantas que estudamos, onde na horta eles não utilizam agrotóxicos nas plantas.

História: Estudamos sobre a reforma agraria, onde é de certa relação com a Escola Milton Santos, pois a escola foi uma conquista do MST, pela luta da reforma agraria brasileira. E a lei da desmarcação de terras

Geografia: A relação é que também foi estudado sobre a reforma agraria brasileira, o Movimento dos Trabalhadores Sem terra, êxodo rural, erosões e também sobre os produtos agrícolas no Brasil, os quais eram produzidos na horta da Escola Milton Santos.

Espanhol:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com