TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças Climaticas

Dissertações: Mudanças Climaticas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 6

Apesar dos questionamentos, há evidências científicas sobre as mudanças climáticas: o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) concluiu que, para estabelecer parâmetro das temperaturas médias abaixo de 2ºC, é necessário reduzir as emissões globais de gases do efeito estufa (GEEs). Tal redução precisa ser entre 50 a 85% abaixo dos níveis atingidos no ano de 2000 e precisará ser atingida até o ano de 2050. Para tanto, nos próximos dez anos, os níveis de redução de emissões globais devem passar de 14% para 31%.

Inovação e tecnologia serão aspectos essenciais às respostas que envolvem mudanças climáticas, segurança energética e macroeconomia mundial. E tudo isso depende do esforço concentrado e da cooperação internacional. Para alcançar esses objetivos, as tecnologias da informação e comunicação (TICs) permitirão a transformação das atividades humanas e a inclusão social da população mundial, gerando empregos qualificados com baixo impacto ambiental. Duas principais frentes de trabalho são necessárias: a redução agressiva das emissões globais até 2020; e os investimentos em energias renováveis obtidas por meio detecnologias limpas, capazes de melhorar radicalmente a produtividade utilizando a força:

• das quedas d’água;

• dos ventos (energia eólica);

• da luz do sol (energia solar);

• da água e do vapor produzidos pelos reservatórios subterrâneos (energia geotérmica, termo formado pelo prefixo geo, que significa terra, e pela palavra térmica, que quer dizer calor); e

• da energia química acumulada em plantas (biomassa).

Tecnologias para novas fontes de energia estão sendo desenvolvidas e são relevantes na redução das emissões de GEEs. Embora a energia solar seja a mais importante fonte de energia renovável, as tecnologias para o seu aproveitamento são as mais caras atualmente. Outras fontes de energia, com baixa emissão de CO2, estão sendo implementadas, como a energia nuclear. Embora continue sendo uma das soluções para a crise energética no mundo, discussões em torno desse tipo de energia causam polêmicas, devido aos riscos que representam à segurança da população – principalmente após os recentes episódios de terremotos no Japão, onde reatores atômicos foram danificados. A energia nuclear é liberada pela chamada “fissão dos átomos”, que é a energia do núcleo atômico do urânio, do plutônio ou do tório, transformada em calor.

Algumas dessas novas fontes de energia já apresentam retornos econômicos e financeiros satisfatórios tanto para os investidores quanto para a sociedade, protegendo o meio ambiente.

As tecnologias estão em diferentes estágios de desenvolvimento e evidenciam considerável potencial para o futuro. As soluções devem conciliar a comercialização de tecnologias já prontas para o mercado e a pesquisa em curto prazo com o desenvolvimento e comprovação da eficácia das tecnologias em longo prazo. Alguns exemplos são:

• as tecnologias para capturar e armazenar carbono em larga escala, que ainda passam por ajustes técnicos;

• a segunda geração de biocombustíveis para uso em transportes deverá sair dos testes de laboratório para comercialização plena até 2030;

• veículos elétricos devem passar a ser produzidos em larga escala mundial.

Importantes tecnologias no setor da construção civil para melhorar a ecoeficiência de prédios domésticos e comerciais passarão por aprovação de regulações governamentais até 2020 e consolidação de padrões internacionais até 2030.

Duas grandes decisões são urgentes: facilitar os investimentos em tecnologias limpas e impulsionar o emprego de tecnologias já existentes para melhoria da eficiência energética e da redução da emissão de gases em termos globais. A nanotecnologia e a biotecnologia são algumas aplicações já existentes nesse grupo de tecnologias.

O prefixo ”nano” tem origem no idioma grego e significa “anão”. A nanotecnologia engloba tecnologias em escala nanométrica (um nanômetro representa um milionésimo de um milímetro). Dentre os seus benefícios estão a otimização do uso de recursos e menor impacto ambiental. Está presente em medicamentos e cosméticos. A biotecnologia permite, dentre outras aplicações, o cultivo de micro-organismos para obter bens e serviços. Um exemplo é o tratamento de efluentes por meio da ação de micro-organismos. A biotecnologia está presente em diversas áreas, como nas indústrias farmacêutica, de sementes, dentre outras.

Quando se trata do futuro das tecnologias limpas, há que se pensar nos seguintes aspectos:

• nenhuma delas isoladamente poderá solucionar os problemas complexos que enfrentamos hoje;

• está condicionado a ações coordenadas e responsáveis nos campos político, econômico, cultural, social e ambiental;

• o consumo da eletricidade ainda perdurará por muito tempo até a consolidação das novas fontes de energia sustentável.

A maioria das fontes de energia renováveis aborda a geração de eletricidade, enquanto que os biocombustíveis oferecem uma alternativa para o petróleo no uso dos transportes. Os biocombustíveis são originados das plantas, como cana-de-açúcar ou milho, que são transformadas em combustíveis, como no caso do etanol.

Quanto ao futuro do desenvolvimento sustentável, devemos ter clara a percepção de que sofremos transformações e provocamos mudanças irreversíveis nos ambientes familiar, profissional e no meio ambiente, em busca de satisfação das nossas necessidades. Para não limitar a liberdade de ação e reflexão das futuras gerações, a responsabilidade da atual geração é criar ambientes em que elas sejam capazes de compreender o papel das oportunidades, do indivíduo, das inovações e do desenvolvimento da sociedade.

O futuro do desenvolvimento sustentável demanda governança1 e planejamento do que devemos fazer agora para construirmos ambientes favoráveis à mudança de rumo em favor da prosperidade2 duradoura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com