TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças Climáticas

Dissertações: Mudanças Climáticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

As mudanças climáticas são alterações que acontecem no clima geral do planeta Terra. Estas modificações são examinadas através de registros científicos nos valores médios ou desvios da média, apurados durante o acertar dos anos. As mudanças climáticas são produzidas em diferentes escalas de tempo em um ou vários fatores meteorológicos como, por exemplo: temperaturas máximas e mínimas, índices pluviométricos (chuvas), temperaturas dos oceanos, nebulosidade, umidade relativa do ar, etc. As mudanças climáticas são geradas por fenômenos naturais ou por ações dos seres humanos. Neste último caso, as mudanças climáticas têm sido provocadas a partir da Revolução Industrial (século XVIII), momento em que aumentou significativamente a poluição do ar.

Recentemente as mudanças climáticas têm sido alvo de diversas discussões e pesquisas científicas. Os climatologistas averiguaram que, nas últimas décadas, ocorreu um expressivo aumento da temperatura mundial, fenômeno conhecido como aquecimento global. Este fenômeno, gerado pelo aumento da poluição do ar, tem provocado o derretimento de gelo das calotas polares e o aumento no nível de água dos oceanos. O processo de desertificação também tem aumentado nas últimas décadas em função das mudanças climáticas.

Portanto, o objetivo desta monografia é entender a discussão atual sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas, e como essa questão é tratada em livros didáticos do Ensino Fundamental, além de Fazer uma contextualização histórica da temática ambiental, desde o pós-guerra até os atuais paradigmas do século XXI, além de Analisar a questão do Aquecimento Global, destacando as controvérsias existentes sobre a questão e os prováveis impactos sobre os sistemas econômicos. A natureza do estudo é de caráter qualitativo, realizado fundamentalmente a partir da pesquisa bibliográfica e da utilização de dados secundários. Sites e textos recentes da internet também foram abordados. Optou-se pela abordagem descritiva dos dados, com o objetivo de trazer um breve histórico da questão ambiental até os novos paradigmas atuais.

. Para isso a questão ambiental é analisada a partir da década de 70, quando passa a fazer parte da agenda do desenvolvimento das nações e das relações internacionais, marcando significativamente a discussão em torno das manifestações ecológicas de abrangência mundial. Os conceitos de ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável e suas abrangências são exploradas por diferentes autores, considerando a princípio, o desenvolvimento econômico.

Pois o fenômeno climático de larga extensão, denominado aquecimento global é fator preocupante e agente imensurável de constantes análises, que estimam de que forma, quando e como serão os impactos que afetarão o modo de vida na Terra e diretamente, o sistema econômico mundial. Com este objetivo é feita uma apreciação do tema Aquecimento Global e o debate que envolve a questão, sendo identificada no transcorrer da análise, apesar do pequeno ceticismo existente, uma grande força científica que questiona o fenômeno e projeta situações para que sejam desenvolvidas formas de coexistir e ou combater o Aquecimento Global. Além da presença política que é evidenciada através das Conferencias realizadas e dos resultados, não muito comprometedores até então. Ainda assim, percebe-se a participação de um maior número de países emissores, discutindo as propostas e o papel de cada nação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com