TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Município de Uberlândia

Pesquisas Acadêmicas: Município de Uberlândia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.913 Palavras (8 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 8

O CERRADO

Introdução

Segundo dados do site wikipédia, a cidade de Uberlândia é um município do estado de Minas Gerais. Localizada na região do Triângulo Mineiro. Possui uma população estimada em 646.673 habitantes. Sendo o município mais populoso da região do Triângulo Mineiro, e o quarto mais populoso do Brasil.

A vegetação predominante do município é o cerrado tendo variáveis como: vereda, campos limpos, campos sujos ou cerradinhos, cerradões, matada de várzea, mata de galerias ou ciliares e matas mesofitícas. Com uma temperatura anual de aproximadamente 22,3° centígrados.

A cidade de Uberlândia conta com uma localização geográfica privilegiada, já que, com sua malha rodoviária, está ligada aos grandes centros nacionais, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Brasília. Sendo assim é o ponto de ligação com os maiores centros urbanos do Brasil.

Está localizado junto à bacia do rio Paranaíba, tendo em seu território, várias sub-bacias de pequeno e grande porte e médios córregos com papéis importantes.

A cidade conta com 11 áreas protegidas pela legislação ambiental, as chamadas Unidades de Conservação que contam com a presença de mata ciliar às margens dos cursos d’água (rios, ribeirões, córregos, etc.), que protegem contra o assoreamento e suas vertentes contra erosões. Colaborando assim com a preservação da fauna e flora do cerrado.

Bioma

Segundo o site Natura Ekos o bioma é caracterizado por um conjunto de espécies animais e vegetais que vivem em formações vegetais vizinhas em um território que possui condições climáticas similares e história compartilhada de mudanças ambientais, o que resulta em uma diversidade própria. Os biomas brasileiros são os seguintes: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal.

Cerrado

O cerrado ocupa dois milhões de quilômetros quadrados ou um quarto do território brasileiro o que faz dele o segundo maior bioma da América do Sul. A sua área contínua abrange o Distrito Federal, os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, São Paulo, Bahia, Rondônia. Além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas.

Ele é considerado a caixa d água da América do Sul, por possuir as três maiores bacias hidrográficas (Amazônica, Tocantins, São Francisco e Prata). Além de abrigar as cabeceiras de três importantes bacias hidrográficas brasileiras: Prata, São Francisco e Tocantins-Araguaia, além de porções menores das bacias do Amazonas e do Parnaíba. O que resulta em um elevado potencial aquífero favorecendo a biodiversidade deste bioma.

Possui uma savana mais rica do planeta em diversidade de espécies animais e vegetais. Abrigando cerca e 15 mil espécies de plantas catalogadas, das quais 44% são exclusivas do cerrado. Além de uma fauna riquíssima, com aproximadamente 300 mil espécies de animais, sendo 90 mil insetos sendo 28% destas espécies do cerrado e 2500 espécies de vertebrados.

Mas apesar da sua rica biodiversidade e seu importante papel de produtor de água, o cerrado não tem o prestígio da Amazônia. Devido às coberturas de árvores com galhos retorcidos, folhas e cascas grossas, têm raízes longas o que lhes proporciona maior absorção de água, já que no cerrado está disponível abaixo de 2 metros.

O clima do cerrado é tropical com estações bem definidas, seca de abril a setembro, e chuva de outubro a março e com temperaturas médias em torno de 25°C podendo chegar às máximas de 40°C no verão.

Importância do cerrado

Segundo o site Rede Cerrado os povos e comunidades tradicionais do cerrado são o exemplo da sociobiodiversidade, como conhecedores e guardiões do patrimônio ecológico e cultural do cerrado.

Daí a sua grande importância social, pois através dele muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, são elas: indígenas (com mais de 80 etnias), gerazeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e comunidades quilombolas que juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro.

Essas populações comprometidas com a conservação do cerrado têm um papel muito importante para manter este bioma em pé.

Sob a perspectiva cultural o cerrado possui um rico universo de tradição como: as folias, os reisados, a catira, a sussa, as modas de viola, entre outras.

As espécies vegetais têm grande importância, possui mais de 220 espécies de uso medicinal, e mais de 416 que podem ser usadas na recuperação de solos degradados, de proteção contra erosão, etc.

Mais de 10 tipos de frutos comestíveis que são consumidos pela população local e ainda são vendidos nos centros urbanos. São eles: o do pequi, buriti, mangaba, cagaita, bacupari, cajuzinho do cerrado, araticum e as sementes do Barú.

Frutos do pequi na árvore.

O buriti, uma palmeira valiosa e bela do cerrado. Desempenha um papel ecológico fundamental para essa região. Seus frutos são à base da alimentação de muitos animais, principalmente aves e roedores. Diferentes partes dessa planta são usadas pelo homem para o preparo de alimentos, artesanatos e em construções rurais. A Indústria também já descobriu o valor do buriti e vem comercializando vários produtos feitos à base do óleo de seus frutos.

Outras plantas são usadas como medicamentos: o velame, a lobeira, a calunga, o barbatimão. Enfim uma infinidade de plantas que vem sendo usadas ancestralmente pelas populações do cerrado. O conhecimento dessas comunidades associado ao uso e à aplicação das plantas medicinais do cerrado também se constitui em patrimônio cultural de grande importância.

O Cerrado vêm contribuindo para o aumento da produção agrícola (soja, milho, etc.). A implementação dessa produção é em áreas de chapadas e chapadões, pela planura de seu relevo. As chapadas também são dotadas de recursos hídricos, o que possibilita a irrigação no período de seca.

A cana-de-açúcar também vem se consolidando por diversas áreas do cerrado para atender a demanda do setor sucoalcooleiro.

Impactos ambientais

Segundo o primeiro relatório nacional sobre diversidade biológica do Brasil pubicado pelo Ministério

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com