TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções De Cartografia

Monografias: Noções De Cartografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

NOÇÕES DE CARTOGRAFIA

O que é cartografia?

Arte?

Técnica?

Ciência?

Segundo Castrogiovanni (2009), “Cartografia é o conjunto de estudos e operações lógico-matemáticas, técnicas e artísticas que, a partir de observações diretas e da investigação de documentos e dados, intervém na construção de mapas, cartas, plantas e outras formas de representação, bem como no seu emprego pelo homem.”

Assim, a cartografia é uma ciência, uma arte e uma técnica.

Mas, para quê serve a cartografia?

A figura cartográfica é uma representação que, no uso cotidiano, serve para localizarmos cursos d’água, áreas verdes, cidades, bairros e ruas, estradas etc.

Em viagens de turismo, por exemplo, um mapa, ou uma carta-guia, pode auxiliar na identificação de pontos turísticos, restaurantes, hotéis e pousadas, por exemplo.

Em áreas florestais, por meio de tecnologias cartográficas, como o GPS (Global Position System), pode-se situar uma área de desmatamento, por exemplo.

Produtos Cartográficos

Segundo o IBGE (1993), o sistema cartográfico brasileiro adota cinco produtos cartográficos, definidos a seguir:

MAPA - representação gráfica, geralmente em uma superfície plana e em determinada escala das características naturais e artificiais terrestres ou subterrâneas, ou ainda de outro planeta (IBGE, 1993).

CARTA - representação plana, geralmente em média ou grande escala, de uma superfície da Terra, subdividida em folhas, de forma sistemática, obedecido um plano nacional ou internacional (IBGE, 1993).

CARTOGRAMA - mapa temático sem escala definida, em que as intensidades de um fenômeno quantitativo são representadas mediante a intensidade do traço ou da cor (IBGE, 1993).

PLANTA - representação cartográfica, geralmente em escala grande, destinada a fornecer informações muito detalhadas. Ex.: cadastro urbano (IBGE, 1993).

CROQUI - é um esboço preliminar ou experimental. Contém informações sobre uma pequena área e supre a falta de uma representação cartográfica detalhada (IBGE, 1993).

MOVIMENTOS DA TERRA

MOVIMENTO DE ROTAÇÃO

Movimento realizado pela Terra em torno de si mesma ou de um eixo imaginário que atravessa de um polo ao outro, no sentido oeste para leste, com duração de 24 horas (23h56min04seg) numa velocidade de 1.666 km/h na altura do Equador.

CONSEQUÊNCIAS DO MOVIMENTO DE ROTAÇÃO

Sucessão dos dias e das noites;

Abaulamento da Terra na região equatorial e achatamento polar;

A circulação atmosférica e as correntes marítimas sofrem um desvio para oeste;

O nível do mar no litoral leste dos continentes tem alguns metros a mais em relação ao nível do mar no litoral oeste.

Movimento aparente do sol (leste - oeste)

Determinação dos fusos horários.

MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO

Movimento que a Terra e os demais planetas realizam ao redor do Sol. A Trajetória (órbita) é elíptica. Distância variante – periélio (mais próximo do Sol, 147 milhões km) e afélio (mais distante do Sol, 152 milhões de anos). A Translação terrestre dura 365 dias e 6 horas. Para evitar problemas (6hs X 4 anos = 1 dia), 29 de fevereiro.

CONSEQUÊNCIAS DO MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO

A sazonalidade, ou seja, as estações do ano (verão, outono, inverno e primavera);

A desigualdade dos dias e das noites durante o ano – em algumas épocas do ano o dia ou a noite são mais curtos ou mais longos.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

O sistema de coordenadas geográficas consiste em um conjunto de linhas imaginárias que se cruzam e auxiliam na localização de pontos ou acidentes geográficos no planeta. As linhas imaginárias são os Paralelos, que cortam o planeta no sentido leste - oeste, acompanhando a trajetória da linha do Equador; e Meridianos, que cortam a Terra no sentido norte – sul, de um polo a outro.

A linha imaginária principal dentre os paralelos é a Linha do Equador, que é o paralelo de 0°. Com relação aos meridianos, o principal é o Meridiano de Greenwich, o de 0°. Os paralelos variam de 0 a 90 graus para o norte e para o sul, partindo da Linha do Equador. Os meridianos variam de 0 a 180 graus para o leste e para o oeste, partindo de Greenwich.

Assim:

Latitude – É o afastamento, medido em graus, da linha do Equador a um ponto qualquer da superfície terrestre. Ela vai de 0° a 90° e pode ser norte ou sul.

Longitude – É o afastamento, medido em graus, do meridiano de Greenwich a um ponto qualquer da superfície terrestre. Ela vai de 0° a 180° e pode ser leste ou oeste.

Por que latitude e longitude são medidos em graus?

Reposta:

As distâncias angulares são indicadas em graus e não em quilômetros, por exemplo, porque se trata de medições sobre uma esfera, que é a forma aproximada da Terra. Para se ter uma ideia das distâncias métricas, pode-se lembrar que, na linha do Equador, cada grau corresponde a pouco mais de 111Km.

FUSOS HORÁRIOS

CONCEITO

Em virtude do movimento de rotação, tem-se a sucessão dos dias e das noites, que por sua vez configura, em vários pontos do planeta, diferenças de horários. Por este motivo, o planeta foi dividido em 24 fusos (correspondente a um dia).

Qual é a extensão de um fuso? Cada fuso possui uma extensão de 15 graus de longitude para cada hora.

FUSO HORÁRIO DO BRASIL

Por ser um território extenso no sentido leste/oeste (aproximadamente 4.320 km) e possuir ilhas a mais de 1.100 km do litoral, o Brasil apresenta 3 fusos horários. Anteriormente, o Brasil já possuiu quatros fusos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com