TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil Como Potência Regional E A Importância Estratégica Da América Do Sul

Monografias: O Brasil Como Potência Regional E A Importância Estratégica Da América Do Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 4

O Brasil como Potência Regional e a Importância Estratégica da América do Sul

Quais são, necessariamente, os atributos para se configurar uma nação como uma potência mundial? E possuindo esses atributos, de que mais necessitaria esse país para obter destaque e respeito no capitalismo global implantado há séculos atrás?

O Brasil possui uma grande extensão territorial onde se nota uma imposição presente em relação aos demais países da America do sul, já devido a esse atributo. Aliados a essa característica, estão seu poderes econômico e militar. Essas características permitem o Brasil atuar independentemente e influir em outros países da America do sul. Porém, suas relações diplomáticas com os EUA, também foram de suma importância para a ascensão de seus interesses no mercado político e econômico sul-americano. O relacionamento de ambos os países deixa bem claro seus interesses individuais e suas áreas de atuação. Os EUA organizam a America do norte e os países da America central, enquanto que o Brasil cuidaria dos interesses da America do sul.

A economia brasileira teve uma ascensão a partir do final da segunda guerra mundial, com a implantação da indústria pesada (siderúrgica), onde sobressai diante da Argentina, considerada a primeira economia sul-americana há décadas atrás.

Os interesses geopolíticos brasileiros até metade do século XX concentraram-se na região do Rio da prata, ou seja, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, onde se havia fronteiras com esses países e interesses econômicos entre esses países. Mais tarde, outros países como Venezuela e Chile começaram a fazer parte dos interesses da economia brasileira.

O Brasil e os países da região amazônica

Com o desenvolvimento da industrialização o Brasil procurou estreitar as relações de comércio com os países da região amazônica (Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, Colômbia, Suriname, e Guiana). Era preciso alcançar mercado para os produtos manufaturados produzidos pelo país, atender a demanda do comércio e fazer a integração da América do sul. Com isso em três de Julho de 1978 o Itamaraty assinou o Tratado de Cooperação Amazônica, com o interesse de fazer uma ocupação de forma racional e evitar que potências estranhas a região se introduzissem na Amazônica sob qualquer interesse.

MERCOSUL x ALCA

A questão das relações entre MERCOSUL/ALCA foi um ponto de constantes divergências entre Brasil e EUA, no qual o Brasil não aceitava que a ALCA interferisse na relação de comércio na América do Sul. Com o discurso que os Estados Unidos utilizariam das relações de comércio para aplicar a subordinação dos países a sua influência. Os empresários também temiam que essa influência acarretasse sérios riscos para a industrialização nacional. Com isso o então presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso em 1999 convocou uma reunião de cúpula entre os países da América do Sul com o interesse de fazer a integração regional do continente.

Nesse momento se pensava em América do Sul e não em América Latina, isso se deve segundo aos presidentes dos países, a questão de ser uma região geograficamente definida com características específicas que se distinguem do cenário mundial. A Grande preocupação era a proteção da América do Sul dos EUA e essa integração preocupava os interesses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com