TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito De Organização Do Trabalho Pedagógico E Das Práticas Pedagógicas Existentes Na Educação Do Campo.

Artigo: O Conceito De Organização Do Trabalho Pedagógico E Das Práticas Pedagógicas Existentes Na Educação Do Campo.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/1/2015  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 3

O conceito de organização do trabalho pedagógico e das práticas pedagógicas existentes na educação do campo.

Sidinei Esteves de Oliveira de Jesus

sidineiesteves@gmail.com

Acadêmico do Curso de Educação do campo

Para pensar no conceito de práticas pedagógicas, é necessário entender primeiramente, que o espaço de aprendizagem social se constitui em dois momentos: o espaço escolar e o não escolar, ou seja, o primeiro composto pelas práticas do conhecimento científico e da política transformadora do sujeito e da sociedade, e o ultimo formado pela participação dos movimentos sociais que se articulam em prol de garantir meios para que parte da sociedade, como por exemplo, as comunidades tradicionais sejam inseridas no processo participativo da própria sociedade, onde os mesmos sejam partes contempladas pelas políticas públicas. Assim, é possível entender que o conceito de práticas pedagógicas parte de uma dimensão da prática social seguida de uma intencionalidade, acadêmica voltada para a aprendizagem escolar, mas que é também, política e social.

Nesse sentido fica evidente a urgência da construção e o direcionamento do trabalho pedagógico com práticas articuladas para a escola do campo, com o objetivo de sanar as lacunas deixadas pelo ensino tradicional oferecido na zona urbana. O vídeo deixa um pedido de socorro, solicita urgentemente, além das instalações das escolas do campo, que suas práticas pedagógicas possa da as possibilidades necessárias para que crianças, adolescentes e jovens permaneçam no campo, junto com suas famílias.

No passado, a necessidade da busca pelo conhecimento, fez com que muitos desses sujeitos fossem obrigados a deixar seu modo de vida no campo para seguir ate a cidade juntamente com seus filhos para que eles pudessem estudar. De uma forma mais dramática, a busca pelos estudos levou muitas famílias do campo a aparta-se de seus filhos, e com eles, foram embora aquilo que era o substrato subsistêncial e essencial de suas vidas, os valores e os costumes.

Embora de maneira não tão avassaladora como ocorreu no passado, ainda a falta das escolas do campo e de ou os mecanismos que possam sustentar as práticas pedagógicas dessas escolas, ainda contribuem para o êxodo rural nos dias de hoje. A música mostrada no vídeo traz uma indignação mediante a falta de atenção com os direitos conquistados pelos sujeitos do campo. Há quase 30 anos, a Constituição Federal concedeu a todos, inclusive as sociedades campesina o direito de ter escolas que atendesse as suas realidades e por descaso, muitos desse segmento não pode ter uma educação escolar adequada, obrigando-os a buscarem-na, longe de sua realidade.

Portanto, O trabalho pedagógico juntamente com suas práticas deveria atua de forma consistente na transformação da existência do homem, de forma individual e de grupo social, a fim de estes adquiram se igualitariamente características subjetivas de seres humanos. Nessa proposta, a execução das práticas pedagógicas deverá dar ao individuo as possibilidades ter uma educação por direito e não por esmola e que por sua vez, seja capaz de conceder aos sujeitos inseridos no processo a capacidade de desmascarar as ideologias e os paradigmas dominantes existentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com