TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Covid-19 na Geografia

Por:   •  27/4/2021  •  Artigo  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

A Pandemia da COVID-19

e as alterações no espaço geográfico

Alunas: Gabryella de Souza

3ª – Padre Chagas

  1. O espaço geográfico é o objeto de estudo da geografia e pode ser entendido como “espaço modificado pela ação humana”. Assim como em outros campos, não há uma forma exata de explicar o que é o ESPAÇO GEOGRÁFICO, entende-se assim que podemos descrever como sendo um espaço natural modificado pelo ser humano, diante disso seu aspecto mais marcante é seu dinamismo, ou seja, está em constante mudança.

  Quando nos referimos a ação humana, não falamos apenas de malefícios, mas sim da economia, da cultura, das relações interpessoal, do mercado, da sociedade. Como exemplo, podemos citar as grandes cidades; O espaço foi modificado pela ação humana, de forma que prejudicasse a natureza que antes estava presente ali e, beneficiasse quem, agora, está morando nela. Em seus elementos entram então:

  • A Natureza, como espaço geográfico já transformado;
  • A sociedade.
  1. Para o início de uma pandemia, precisa-se ter uma doença em pequena região, que se chama epidemia. Quando esse vírus se espalha e ocupa um determinado número de regiões, podemos a chamar de PANDEMIA.

Além do Corona Vírus, a humanidade já passou por eventos parecidos nesses sentidos, como por exemplo, a Peste Negra no século XIV, que reduziu quase metade da Europa; outro exemplo é a gripe espanhola, que matou 5% da população mundial em dois anos. Varíola, Tuberculose e outras doenças causadas por vírus/bactérias já ameaçaram a humanidade. Esses vírus muitas vezes criados em laboratórios e soltos sem responsabilidade.

Dia 11 de Março a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia da doença COVID-19, causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. Seu nome é dado devido ao formato do seu corpo, que lembre várias coroas e possui o “19” pois remete o ano em que foi descoberto.

Há vários fatores que ajudam para o aumento na taxa de surgimento de novos vírus, com o aumento disso, é inevitável que um deles se adapte ao ser humano. Entre esses fatores está o desmatamento e o aumento do consumo de carne, pois animais criados em espaços confinados que tenham transporte junto com outras espécies, aumentam a interação entre vírus de diferentes tipos/espécies, sendo assim possível um novo que se adapte ao organismo do homem.

  Sobre o Covid-19, há evidências de que a epidemia que causou o surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) em 2002/2003 veio de um mercado próximo a Foshan, na China. A origem exata do novo coronavírus (SARS-CoV-2) ainda não foi descoberta.

  A hipótese do novo coronavírus ter sido gerado em laboratório foi derrubada pelos cientistas que mostraram que a estrutura que permite ao vírus se ligar às células do nosso corpo é complexa.

   3-A pandemia atual tem provocado abalos nos mercados globais, paralisado atividades econômicas em todo o mundo, com grandes impactos na produção industrial, no comércio, no emprego e na renda com direito a recessão global em países de todos os lados do mundo. As bolsas caem e um dos únicos países a terem a economia boa é de onde o vírus surgiu, a China.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com