TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Econômico Em Países Subdesenvolvidos De Alta Biodiversidade: O Papel Da Educação Na Construção Da Sociedade

Por:   •  10/3/2024  •  Projeto de pesquisa  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Numa sociedade globalizada e industrializada, a exploração inadequada dos recursos naturais e a poluição desenfreada podem comprometer não apenas o meio ambiente, mas também a base econômica de nações subdesenvolvidas. Pois, suas economias dependem de seus recursos naturais e de sua inestimável de biodiversidade.

Na década de 1950, Raul Prebisch e Hans Singer desenvolveram a teoria Prebisch-Singer que incentivava países emergentes a buscarem a industrialização e apontava o declínio no valor das comodities em relação à manufatura. Considerando que essa tendência se mantém até a atualidade, países subdesenvolvidos, que abrigam ricas e diversas biodiversidades, enfrentam o desafio de equilibrar a busca por progresso econômico através da industrialização com a preservação de seus ecossistemas e a minimização da degradação ambiental.

Diante desse cenário, a biodiversidade, que compreende uma variedade de espécies vegetais, animais e microbianas, fundamental para a saúde dos ecossistemas, assume um papel essencial no crescimento dessas nações, pois oferece inúmeras oportunidades para o desenvolvimento sustentável (Gerson Alves, 2012).

Nesse contexto, este trabalho científico pretende explorar estratégias viáveis para fomentar o desenvolvimento econômico em países subdesenvolvidos que possuem uma riqueza única de biodiversidade, ao mesmo tempo em que se comprometem a preservar seus recursos naturais e reduzir os impactos negativos da poluição. Ao abordar essa questão multifacetada, através de um levantamento bibliográfico interdisciplinar, pretende-se analisar tanto as oportunidades quanto os desafios associados a essa empreitada, considerando os diversos setores econômicos envolvidos e as implicações socioambientais inerentes.

Em última análise, este estudo busca contribuir para a formulação de abordagens sustentáveis e inovadoras que permitam aos países subdesenvolvidos com alta biodiversidade alavancar seus recursos naturais de maneira responsável, promovendo o crescimento econômico inclusivo e a melhoria da qualidade de vida de suas populações, sem comprometer a integridade dos ecossistemas e a saúde do planeta como um todo.

JUSTIFICATIVA

A importância da abordagem proposta é evidente diante da necessidade urgente de equilibrar a busca pelo desenvolvimento econômico com a preservação dos recursos naturais. A riqueza da biodiversidade em países subdesenvolvidos oferece oportunidades únicas para o ecoturismo, a biotecnologia e outras atividades econômicas sustentáveis. No entanto, a falta de planejamento adequado pode resultar em danos irreversíveis ao meio ambiente, afirma Debra Roberts, copresidente do IPCC - Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) - em relatório publicado no ano de 2021. Portanto, é imperativo explorar novas estratégias que permitam a geração de renda e emprego sem comprometer a natureza.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

O objetivo deste trabalho é propor um conjunto de estratégias e diretrizes que possam ser adotadas por países subdesenvolvidos de alta biodiversidade para promover o desenvolvimento econômico sustentável, preservando os recursos naturais e reduzindo a poluição.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar casos de sucesso de países que alcançaram um desenvolvimento econômico equilibrado com a conservação ambiental;

Investigar políticas públicas e regulamentações que incentivem práticas econômicas sustentáveis;

Explorar parcerias internacionais que possam fornecer assistência técnica e financeira para projetos de desenvolvimento sustentável;

Examinar tecnologias inovadoras que possam ser aplicadas para minimizar a poluição e otimizar a utilização de recursos naturais.

METODOLOGOA

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com