TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Indústria da construção civil encontra-se em alta no mercado

Por:   •  17/10/2017  •  Monografia  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Universidade Católica do Salvador

Departamento de Engenharia Civil

Disciplina: Materiais da Construção II

TURMA: 08:25h as 09:40h

EQUIPE 04

RELATÓRIO DE VISITA A FABRICA DE PRE-MOLDADOS

NOME COMPLETO DOS ALUNOS EM ORDEM ALFABETICA

ANTONIO CALHEIRA

ELAINE ARAUJO

PRIANKA CARVALHO

VANESSA ARAGAO

VINICIUS

WANDERLAN SANTOS

SALVADOR

2017.1

RELATORIO

.

[pic 2]

SALVADOR

2017.1

SUMARIO

  1. INTRODUCAO
  2. A EMPRESA (CONCREARTE)
  3. ESCOLHA DO MATERIAL

3.1 – AGUA

3.2 – AGREGADO MIUDO

3.3 – AGREGADO GRAUDO

3.4 - CIMENTO

     4-  CONFECCAO

  1. CONFECCAO
  2. PREPARO DAS FORMAS
  3. CONCRETAGEM
  4. CURA
  5. CONTROLE TECNOLOGICO

8.1 – CONTROLE DE QUALIDADE

8.2 – CONROLE DE RESISTENCIA

  1. CUIDADOS COM MEIO AMBIENTE
  2. CONSIDERACOES FINAIS

REFERENCIAS

ANEXO FOTO

1 – INTRODUCAO

A indústria da construção civil encontra-se em alta no mercado, não somente no Brasil, mas no mundo, o uso do concreto vem ditando o ritmo nos canteiros de obra. A cobrança na agilidade dos serviços, o cumprimento de cronogramas, bem como a modernização dos canteiros, mostram a presença da logística da construção com o uso de peças pré-fabricadas.

A indústria de pré-moldados vem se destacando pelo fornecimento de peças prontas para o mercado da construção civil, permitindo agilidade no que diz respeito ao tempo de entrega das edificações. A escolha do material empregado na fabricação destas peças, o acompanhamento da execução da montagem das fôrmas e da concretagem constitui etapa fundamental na garantia da qualidade dos pré-moldados.

De acordo com a NBR 9062 o concreto pré-moldado e todo aquele produzido fora do local de utilização e que tem um controle de qualidade acerca do concreto menos rigoroso, passando apenas por inspeções que podem ser realizadas por profissionais capacitados do próprio fabricante ou ate mesmo do proprietário.

A estrutura de concreto pré-moldado tem varias vantagens desde a rapidez de execução nas obras ate a qualidade, a durabilidade, resistência, menor custo, facilidade de montagem e desmontagem, precisão dimensional, entre outros.

Neste relatório iremos abordar os processos de produção do concreto pré-moldado através de uma visita técnica realizada na empresa Concrearte.

2 – A EMPRESA (CONCREATE)

Localizada na Cia Sul, Simões Filho a Concrearte oferece produtos e serviços na área pré-fabricados de concreto, tubos de concreto, estruturas pré-fabricadas, lajes pré-moldadas, blocos de concreto para alvenaria e pavimentação.

Seu parque industrial possui cerca de 25 mil m2, com sítios de construção para produção de seus produtos/pecas.

A Concrearte produz desde produtos para decoração como vasos, bancos e mesas, ate produtos utilizados na construção civil, como lajes, drenagens, meio fio, pisos, blocos.

3 – ESCOLHA DO MATERIAL

A qualidade das peças pré-moldadas está intimamente ligada tanto no projeto da estrutura, quanto na escolha do material bem como sua execução, o acompanhamento do trabalho é fundamental. A Concrearte executa na confecção das peças um traço considerado misturado em uma betoneira horizontal.

3.1 – AGUA

A qualidade da água deve ser considerada para efeitos de dosagem, embora o cuidado maior deva ser mais, em relação a quantidade de água empregada, do que propriamente com os elementos que ela possa conter. As impurezas da água podem intervir na pega do cimento ou na resistência final do concreto.

3.2 – AGREGADO MIUDO

O agregado miúdo mais utilizado é a areia lavada. As areias indicadas para o concreto são do tipo média e grossa. É fundamental para a dosagem que se conheça a umidade e o inchamento da areia a ser usada.

3.3 – AGREGADO GRAUDO

Quanto ao agregado graúdo é necessário escolher, primeiramente a sua dimensão máxima, sua granulometria, diâmetro máximo e, posteriormente, conhecer a umidade deste agregado. Quanto maior a dimensão máxima de um agregado, menor será o índice de vazios, assim, concretos executados com agregados bem graduados, exigem menos argamassa por unidade de volume de concreto produzido.

A escolha do diâmetro de um agregado é de fundamental importância, principalmente quando a peça a concretar for armada. O diâmetro máximo está intimamente relacionado com o espaçamento entre os ferros.

3.4 – CIMENTO

É um material que misturado com água forma uma pasta, capaz de endurecer tanto debaixo d’água como no ar, obtido da calcinação de rochas calcárias-argilosas ou da mistura adequada de calcário e argila previamente pulverizada, a uma temperatura em torno 1500°C.

Existem no Brasil vários tipos de cimento Portland, diferentes entre si, principalmente em função de sua composição. Os principais tipos oferecidos no mercado, ou seja, os mais empregados nas diversas obras de construção civil são: Cimento Portland comum, Cimento Portland composto, Cimento Portland de alto-forno; Cimento Portland Pozolânico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com