TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO APLICADO NR - 17 E NR - 36

Por:   •  1/12/2022  •  Monografia  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 3

SENAI – FIEMG

CFP - LAÉRCIO GARCIA NOGUEIRA

KARINE VALENTE RODRIGUES

ESTUDO APLICADO NR - 17 E NR - 36

[pic 1]

ITABIRITO – MG

2022


               INTRODUÇÃO:

O presente trabalho é sobre ergonomia. O objetivo geral deste trabalho é ter um conhecimento aprofundado sobre a importância da ergonomia em um ambiente de trabalho. Onde foi aplicado a nós alunos questões interrogativas em diferentes aspectos. Tendo como base principal Nr - 17 e Nr- 36.


  1. A limitação a exposição, controle de tempo da atividade, tamanho e peso de peças, frequência de trabalho, estas e outras medidas, são medidas que devem ser observadas pelo empregador.

Dentro da hierarquia de controle tais medidas têm caráter especificamente...

           RESPOSTA: Possui o caráter especificamente de Controle Administrativo.

  1. Tem-se como princípio geral o dever da observação, pelo empregador, em todas atividades que ocorram manuseio de produtos a redução dos esforços do trabalhador.

Tal redução de esforços pretende prevenir que situações que levam ao adoecimento.

RESPOSTA: As doenças que podem afetar a integridade física do trabalhador, sendo elas causadas pela falta de ergonomia são: Escoliose, cifótica, LER(Lesão por Esforço Repetitivo)/DORT(Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao trabalho), tenossinovite, bursites, hérnia de disco.

  1. “De forma contínua e repetitiva” refere-se a uma característica da atividade, ao fato do trabalhador fazer sempre os mesmos gestos, as mesmas ações para execução das tarefas, significando repetitividade. Qual a hierarquia de medidas de controle deve ser adotada?

RESPOSTA: De acordo com a Norma Regulamentadora – 36 no item 36.14.1: Devem ser adotadas medidas técnicas de engenharia, organizacionais e administrativas com o objetivo de eliminar ou reduzir os fatores de risco, especialmente à repetição de movimentos dos membros superiores.

  1. A NIOSH e a ABNT NBR ISO 11228-1 disponibilizam reconhecida metodologia de avaliação de movimentação de carga. Conforme tal metodologia é estabelecido peso limite que não expõem o trabalhador a risco. Qual é este peso?

RESPOSTA: De acordo com a página 29 da ISO 11228 - 1: A fim de baixar os

riscos para pessoas no trabalho, particularmente as com menor capacidade

física, convém que o limite recomendado para massa não exceda 15kg. Em

que aumentará o nível de proteção á saúde dada á população trabalhadora

em até 95%.

  1. Após os estudos das NR 17 e NR 36 podemos observar que, como todas as normas, elas não identificam e propõem solução para todas as situações problemas encontrados na prática. Torna-se necessário estar alinhado com estudos mais recentes, bem como a manuais e normas internacionais que tratam o tema específico.

Considerando o exposto a solução para problemas ergonômicos dependem dos esforços de quais partes?

RESPOSTA: Não depende somente do contratador, mas depende também dos trabalhadores. Precisa-se que ambos atuem juntos cumprindo oque estar prescrito em normas de segurança. Dentro do disposto no que tange ergonomia as soluções dadas pelo empregador seriam: equipamentos adequados tais como: (Cadeiras com encosto ajustável, descanso para os pés, apoio de braços regulável em altura de 20 cm, entre outros.), sinalização de segurança, iluminação adequada, etc. Todos com intuito de proteger a integridade física do colaborador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com