TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Estudo Aplicado Ao Contas A Pagar De Uma Escola De Ensino Profissionalizante

Por:   •  3/3/2024  •  Projeto de pesquisa  •  6.624 Palavras (27 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

ENSINO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CHARLES DA SILVA GUERRA

GESTÃO DE RISCOS OPERACIONAIS: UM ESTUDO APLICADO AO CONTAS A PAGAR DE UMA ESCOLA DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE

Trabalho de Conclusão apresentado como exigência para a conclusão do Curso de Pós-Graduação em Finanças Empresariais para obtenção do título de Especialista, sob a orientação do Prof. Marcel

PORTO ALEGRE - RS

2015

SUMÁRIO

        

1        INTRODUÇÃO        3

2        SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA        3

3        JUSTIFICATIVA        4

4        OBJETIVOS        5

4.1        OBJETIVO GERAL        5

4.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

5        GERENCIAMENTO DE RISCOS        5

5.1        RISCO E ESTRATÉGIA        7

5.1.1        TIPO DE RISCOS        7

5.1.2        CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS        8

5.2        MODELOS DE GERENCIAMENTO DE RISCOS        9

5.2.1        Metodologia Ifac        10

5.2.2        Metodologia de Famá, Cardoso e Mendonca        12

5.2.3        Resposta aos fatores de risco        13

5.2.4        Avaliação de alternativas        13

6        MÉTODO        15

6.1        MÉTODO DE PESQUISA ADOTADO        16

6.2        PÚBLICO ALVO DO ESTUDO        16

6.3        INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS        16

6.4        ANÁLISE DOS DADOS        17

7        ANÁLISE DOS RESULTADOS        17

8        CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS        23

APÊNDICE A - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO        24

APÊNDICE B – INSTRUMENTO DE PESQUISA E QUADRO PARA COLETA DE INFORMAÇÕES        25

  1. INTRODUÇÃO

Diante de um ambiente de alta volatilidade, com as informações geradas e utilizadas em tempo real, dá nova dimensão à necessidade de planejamento e monitoramento das estratégias e dos riscos inerentes a todas as decisões administrativas.

Um dos principais objetivos das empresas é obtenção de lucro, para isso é necessário um constante acompanhamento de processos, com relatórios financeiros corretos evitando erros e fraudes, fazendo com que a empresa possa crescer de maneira ordenada. Diante disto o tema gerenciamento do risco corporativo tem sido foco nos últimos anos de muitas publicações acadêmicas e artigos em revistas de negócios, podendo ser, portanto, considerado sem dúvida um dos mais atuais e importantes tópicos para a gestão empresarial. Uma vez que, grande parte dos fatores de riscos é originária do ambiente em que a empresa está́ inserida.

É fato que a própria gestão, a organização e o ambiente interno criam ou são expostos a outros fatores de riscos. Entretanto, os fatores de riscos decorrentes do ambiente interno são mais fáceis de administrar e prognosticar do que os provenientes do ambiente externo.

O foco deste projeto é analisar os riscos operacionais na área de Contas a Pagar de uma escola. O problema a ser resolvido no trabalho é: “é possível classificar, analisar e controlar os riscos operacionais no setor de Contas a Pagar de uma escola profissionalizante? ”

        Para atingir o objetivo geral deste trabalho, os objetivos específicos são: expor a importância da gestão de riscos nas empresas; conceituar os tipos de riscos existentes; apresentar e classificar os riscos operacionais da área de Contas a Pagar inerentes às escolas de ensino profissionalizante. Este estudo foi estruturado inicialmente contemplando a revisão da literatura objetiva a exposição de autores clássicos e contemporâneos acerca do assunto selecionado. Em seguida é feita a abordagem de alguns modelos de gestão de riscos e por final, são escolhidos métodos mais adequados para identificação e classificação dos riscos elencados.

  1. SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA

Dentro do setor financeiro, o contas a pagar demonstra as obrigações da empresa, podendo ser elas a curto, médio ou a longo prazo. As informações precisam estar corretas, pois respondem a saída de montante da empresa. Há uma busca constante das empresas por um modelo de gestão de riscos cada vez mais eficaz. A Gestão de Riscos é um tema carregado de indagações bastante discutido em ambientes acadêmicos e empresariais.

Existe uma constante busca por parte das empresas por adequar-se às cada vez mais inesperadas mudanças na economia mundial e avanços tecnológicos. A contemporânea conjuntura demanda esforços para a busca da excelência organizacional, através do modo como as empresas tratam o gerenciamento dos riscos internos e externos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com