TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Espaço e Paisagem (O lugar)

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3
  • Espaço e paisagem (O lugar)

Objetivo: É oportuno explorar com os alunos a seguinte definição de lugar: O sentimento de pertencer a um território e a sua paisagem significa fazer deles o seu lugar de vida e estabelecer uma identidade com eles. Nesse contexto, a categoria lugar traduz os espaços com os quais as pessoas têm vínculos afetivos: uma praça onde se brinca desde criança, a janela de onde se vê a rua, o alto de uma colina de onde se avista a cidade.

  • A escala

Objetivo: Converse com os alunos sobre o fato de que, intuitivamente, eles já usam a noção de escala em várias situações: ao fazer desenhos livres ou de observação, ao representar o trajeto casa-escola, ao visualizar mapas de ruas etc. A partir deste momento, o conceito será formalizado.

  • A Terra: aspectos físicos gerais

Objetivo: No começo da formação da Terra, toda a matéria que existia era muito quente: não existia rochas nem água no estado líquido. Conduza a discussão de maneira que sejam consideradas todas as hipóteses levantadas pelos alunos. É importante que eles questionem sobre a movimentação das placas tectônicas: elas de fato “estacionam”? O que teria feito parar? Se elas não pararam e continuam a se movimentar, nós percebemos esses movimentos? De que forma?

  • O relevo continental: agentes internos

Objetivo: Os movimentos do magma são a causa de vários eventos responsáveis pela transformação do relevo, como a movimentação de placas tectônicas e a formação de vulcões, que contribuem de forma significativa para a alteração da superfície terrestre. É o momento oportuno para conversar com os alunos sobre a movimentação das placas tectônicas, que, ao se chocarem, dão origem a montanhas, ou ainda, ao se afastarem, podem criar depressões, entre outras formas de relevo.

  • O relevo continental: agentes externos

Objetivo: Esclareça para os alunos que a chapada é um planalto sedimentar muito comum nas regiões Centro- Oeste e Nordeste do Brasil. Espera-se que o aluno valorize a natureza e desenvolva o interesse pela observação ou contemplação de paisagens que ele conhece ou venha conhecer. Instigue-o a atender as forças da natureza responsáveis pelo modelado terrestre.

  • A ação do intemperismo, das águas correntes e das águas oceânicas sobre o relevo

Objetivo: Sugerimos conversar com os alunos sobre a importância dos rios para a existência da vida na Terra. Desde o passado histórico, as aglomerações humanas sempre procuram se fixar nos vales fluviais. Além disso, explique a eles que os rios fornecem alimentos, são utilizados para a navegação ( transporte de pessoas e mercadorias), aproveitados para a produção de energia elétrica, irrigação de terras, etc.

  • A ação do vento, das geleiras e dos seres vivos sobre o relevo

Objetivo: Explicar aos alunos que os desertos dificultam a fixação humana devido à sua aridez e, portanto, falta de água. As aglomerações humanas nesse ambiente desfavorável são encontradas apenas nos oásis. Seria oportuno destacar também que existência de petróleo em algumas áreas desérticas, como no Norte da África, atrai investimento e cria infraestrutura para a fixação humana nas áreas de exploração petrolífera.

  • Extrativismo e agropecuária

Objetivo: Espera-se que o aluno perceba a importância da natureza para a obtenção tanto dos alimentos que nos asseguram a vida como também das matérias- primas com as quais são fabricados diversos objetos que utilizamos no cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com