TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fluxo de Enxurrada

Por:   •  30/11/2019  •  Bibliografia  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Fluxo de Enxurrada

A utilização cada vez mais intensa da água e a interferência nos sistemas hidrográficos vêm repercutindo fortemente no seu equilíbrio dinâmico, com repercussão no sistema ambiental. Neste contexto, ganha relevância os estudos terrestres dos sistemas aquáticos, a partir da análise espacial de Bacias Hidrográficas, tendo este como o elemento fundamental para compreensão do ciclo hidrológico e sua dinâmica (NOVAIS, 2015).

Segundo Tucci (2014, p.40) “A bacia hidrográfica é uma área de captação natural da água da precipitação que faz convergir os escoamentos para um único ponto de saída, seu exutório”. A bacia hidrográfica está estruturada em dois componentes: as superfícies de vertentes e da rede de drenagem, formada por cursos de água que confluem para um único leito.

Direção de Fluxo

A direção de fluxo está relacionada com variedade de pontos dentro de uma bacia hidrográfica e a várias relações hidrológicas estabelecidas entre esses pontos. Para Rennó et. al., (2008) apud Souza et. al., (2013) a sequecia para as direções de fluxo é expressa pelas variáveis topológicas indispensáveis para que uma drenagem funcional possa existir, havendo a necessidade de um elemento principal do canal que represente um ponto de convergência, o que significa que deve ter dois ou mais caminhos de fluxos convergentes

O cálculo do acumulo do escoamento superficial é baseado na grade regular de direção do fluxo, através da soma da área das células (quantidade de células) na direção do fluxo (ou escoamento), ou seja, uma célula com valor 28 indica que 28 outras células contribuem para o seu fluxo superficial (figura 6). As células com um elevado fluxo de acumulação são áreas de fluxo concentrado e pode ser usado para identificar os canais de transmissão (figura 7).

(curvatura horizontal). Também o perfil do canal dever ser côncavo, com potencial menor para mudar de elevação do que a média dos elementos localizados para cima dele (curvatura vertical) A definição da direção do fluxo dar-se-á pela determinação da direção da maior declividade do terreno, onde cada célula (pixel) seguira seu vizinho mais íngreme, a partir da aplicação do código de direção (figura 5).

[pic 1]

[pic 2]

A delimitação da rede de drenagem e consequentemente da ordem hierárquica de uma bacia hidrográfica (figura 8) é de grande relevância para análise espacial de bacia. Há alguns métodos para inferir o traçado das drenagens a partir de um MNT, inclusive se drenagem possui fluxo permanente ou intermitente. Para este trabalho utilizamos a set null (definir nulo) .

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (206 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com