TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GEOTURISMO NO MUNICIPIO DE SANTA ROSA DO PIAUI: IMPORTÂNCIA DA REVITALIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS PATRIMÔNIOS GEOLÓGICOS

Por:   •  23/8/2020  •  Artigo  •  3.940 Palavras (16 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI

CAMPUS DRª JOSEFINA DEMES - FLORIANO

LICENCIATURA EM GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ

GEOGRAFIA

[pic 2]

GEOTURISMO NO MUNICIPIO DE SANTA ROSA DO PIAUI: IMPORTÂNCIA DA REVITALIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS PATRIMÔNIOS GEOLÓGICOS

                                             

GEANE VIEIRA DE SOUSA

Floriano

Janeiro 2020

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................................... 01
  2. OBJETIVOS DA PESQUISA....................................................................05
  3. PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS.............................................06
  4. GEOTURISMO, GEOCONSERVAÇÃO E GEODIVERSIDADE...... 08
  5. REFERENCIAS

  1. INTRODUÇÃO

O Geoturismo compreende a um seguimento de turismo sustentável, que busca, a partir da educação e interpretação ambiental, sensibilizar os turistas sobre a importância da conservação dos elementos da geodiversidade, assim como busca beneficiar as populações locais. O mesmo além de estar ligado a Geodiversidade, também contempla a Geoconservação.

De acordo com Guerra (2016) A Geodiversidade é considerada um conjunto de processos relacionados aos elementos abióticos da natureza, existentes no nosso planeta, como as rochas, os minerais, o solo e etc. Já a Geoconservação conceitua-se a conservação desses elementos da geodiversidade. Juntos, são conhecidos como um trinômio importante para a proteção do patrimônio geológico.

O Geoturismo no Brasil, se comparado a outros seguimentos, tem pesquisas recentes. Segundo Guerra e Jorge (2016) A utilização mais remota do termo Geoturismo no Brasil parece ocorrer em 1970, com a publicação da cartilha geoturística e rodoviária do Rio de Janeiro. Criou-se em 1997 a Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e paleobiológicos- SIGEP. Esta é a iniciativa mais importante e abrangente no movimento pela a conservação do patrimônio geológico nacional.

No início da década de 2000, O Departamento de Recursos Minerais do estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) inicia o Projeto Caminhos Geológicos, com o objetivo de divulgar e preservar os monumentos geológicos do estado por meio da instalação de painéis interpretativos escritos em linguagem acessível ao público leigo. Essa iniciativa pioneira no Brasil coloca efetivamente o Geoturismo em pratica, inserindo no cotidiano de diversas comunidades.

No ano de 2006, a Companhia de Pesquisa em Recursos Naturais (CPRM) lançou o projeto geoparques do Brasil, com o objetivo de pesquisar e produzir um relatório de âmbito nacional visando identificar, descrever, catalogar e divulgar áreas com potencial para o Geoturismo e geoconservação no sentido de dar suporte ao desenvolvimento sustentável, criar meios para a preservação do patrimônio geológico, bem como difundir o conhecimento cientifico.

O Brasil possui potencial para o desenvolvimento geoturistico em virtude da diversidade de seus elementos geológicos. Entre os principais atrativos, estão monumentos geológicos, afloramentos, cachoeiras, cavernas, sítios fossiliferos, minas desativadas ou abandonadas, fontes terminais e etc. (SILVA, 2008).

Dessa forma, possui condições favoráveis para desenvolver atividades, de maneira a usufruir dos benefícios sociais que ela pode oferecer. Um dos principais benefícios é permitir aos turistas conhecer patrimônios geológicos que compõe os cenários geoturisticos, levando as comunidades a valoriza-lo e consequentemente promover sua geoconservação.

As iniciativas brasileiras de promoção do Geoturismo, são projetos fundamentais na aproximação entre os turistas, comunidades e patrimônio geológico, promovendo o reconhecimento da sua importância para a contagem da história do passado geológico da região.

O Geoturismo, ao mesmo tempo que oferece ao visitante um aprofundamento sobre as origens do ambiente, com base em informações geológicas, constitui igualmente um elemento essencial para incluir pessoas no contexto das discussões e reflexões que tratam do conflito homem x meio ambiente (PIRANHA; DEL LAMA; BACCI 2019)

A revitalização e preservação de espaços geoturisticos desenvolve as práticas humanas contribuindo para o desenvolvimento territorial e coloca em questão o uso sustentável dos recursos naturais. O poder público por sua vez possui um importante papel no resgate desses espaços contribuindo na infraestrutura do entorno dessas áreas melhorando o acesso para a população, fortalecendo assim o turismo local e ao mesmo tempo evitando a sua degradação.

Segundo Sales (2011) O Brasil é signatário da convenção para a proteção do Patrimônio mundial, Cultural e natural da UNESCO, de 1972. Por esta convenção as nações reconhecem que mantem sob sua responsabilidade de conservação, para o resto da humanidade e das gerações futuras, os bens de valor excepcional situados dentro de seus limites territoriais, considerados como Patrimônio Mundial.

Está claro que sociedade e a opinião pública estão cada vez mais interessados em questões relacionadas, ao meio ambiente e sua preservação e proteção em virtude da degradação ambiental provocada pelas as atividades antrópicas.

O Estado do Piauí possui alguns sítios arqueológicos conhecidos, que são áreas com grande potencial geoturistico, e que foram selecionadas para serem pesquisadas pela Companhia de Pesquisa em Recursos Naturais (CPRM), para a criação de geoparques, Como o parque nacional da Serra da Capivara localizado nas áreas dos municípios de São Raimundo nonato, Canto do Buriti, Coronel Jose Dias e Joao Costa, que possui grandes formações geológicas e registros arqueológicos. Braz e Colazzo (2000) diz que o Parque Nacional de Sete Cidades se destaca por seu potencial geomorfológico, paleambiental e de beleza cênica, pertencendo aos municípios de Piracuruca e Piripiri.

As cidades de pequeno porte geralmente não são as escolhidas para o roteiro dos turistas na época das férias, por não possuírem entretenimentos que desperte o interesse de visitantes. Por essa razão, o Geoturismo é de fundamental importância, pois traz maior visibilidade para a cidade, de forma que vire um atrativo quanto para os moradores do município, quanto para os visitantes, instigando o interesse da população em geral e principalmente aos moradores do município em conhecer o lugar em que vivem, a história e seus aspectos naturais, incentivando a sua preservação e revitalização, assim como o município de Santa Rosa do Piaui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (220 Kb)   docx (59.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com