TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLÊNCIA SEXUAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: ABORDAGEM DAS ESCOLAS E ÍNDICES DE OCORRÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA – RS

Por:   •  30/1/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.794 Palavras (24 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 24

​ Santa Rosa, RS, Brasil

2015

VIOLÊNCIA SEXUAL NA INFÂNCIA E ADOLESCENCIA: ABORDAGEM DAS ESCOLAS E INDICES DE OCORRÊNCIA NO MUNICIPIO DE SANTA ROSA – RS

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa, como requisito parcial para aprovação na disciplina de

Prática do Ensino de Biologia II

​ Santa Rosa, RS, Brasil

2015

Sumário

1. INTRODUÇÃO 4

1.1 Problema 5

1.2. Justificativa 5

OBJETIVOS DA PESQUISA 6

2.1 Objetivo Geral 6

2.2Objetivos Específicos 6

4. REFERENCIAL TEÓRICO 7

4.1 Definições de infância 7

4.2 O que define Adolescência 8

4.3 Definição de sexualidade 9

4.3.1 Análise psicossexual 10

4.5 Abordagem do tema educação sexual na escola 12

4.5.1 Parâmetros curriculares nacionais 13

4.6 Histórico da violência sexual no mundo 14

4.6.1Índice de violência sexual no Brasil 14

4.6.2. Os índices de violência sexual no Rio Grande do Sul 15

4.7Traumas emocionais e psicológicos decorrentes do abuso sexual 15

4.7.1 Características que criança ou adolescente violentado apresenta 16

4.7.2 Consequências da violência sexual na vida e formação escolar da vitima 17

5.1 Tipologia da Pesquisa 18

5.2 População e Amostra 18

5.3 Instrumentos de Coleta de Dados 18

5.4 Análise e Tratamento de Dados 19

6.CRONOGRAMA 20

7.REFERÊNCIAS 21

ANEXO I 24

1. INTRODUÇÃO

Violência sexual na infância e adolescência pode ser compreendida como verbal, psicológica e física. Atualmente tem caráter endêmico, por ser considerada um complexo problema de saúde pública, que vitimiza crianças e adolescentes.

O tema violência sexual na infância e adolescência abordado no presente projeto tem como objetivo verificar seus índices de ocorrência em três instituições públicas do município de Santa Rosa – RS, que prestam assistência na resolução dos casos, as quais serão nomeadas através de números: 1,2 e 3. Além desses órgãos serão contempladas nesse trabalho a abordagem do abuso sexual, com uma entrevista guiada realizada em quatro intuições de ensino, sendo duas públicas e duas privadas (A, B, C e D), trazendo uma reflexão sobre o papel da escola mediante esta problematização e a importância do apoio psicológicos as vítimas.

Com relação aos procedimentos técnicos/ metodológicos classificasse como documental, sendo analisada a documentação coletada nas instituições competentes, e pesquisa de campo pela realização de uma entrevista guiada com equipe pedagógica das escolas nomeadas.

A seguir serão apresentados a problematização, hipóteses, objetivos e o método de realização do trabalho, especificando o modo de realização e com quem será realizado o estudo. Também, será apresentada uma revisão de literatura, que servirá como suporte para a melhor compreensão de conceitos acerca da violência sexual na infância e adolescência e seus índices de ocorrência no município de Santa Rosa - RS.

1.1 Problema

De que maneira é abordada, discutida e refletida a questão Violência Sexual na Infância e adolescência, em instituições de ensino públicas e privadas do município de Santa rosa -RS, e qual os índices quantitativos de ocorrências registrados pelos órgãos competentes.

1.2. Justificativa

É na infância e adolescência que ocorrem vários questionamentos, nesta fase da vida acontecem as maiores descobertas, mudanças e curiosidades acerca da sexualidade, no qual é importante expor aos alunos o tema “Violência Sexual”, de forma que neste período da vida escolar possam ser identificados possíveis problemas com o tema, ou até mesmo preveni-los deste fato que tanto predomina em nossa sociedade.

Por estas razões, faz- se necessária a análise da abordagem deste tema nos índices coletados em documentos nas instituições responsáveis, como: Concelho Tutelar (1), CREAS (2) e Delegacia Civil (3) do Município de Santa Rosa-RS, escolas públicas Visconde de Caíru (A) e Santos Dumont (B), e escolas privadas Da Paz (C) e Concórdia (D). Selecionadas de modo a ter o conhecimento do aprofundamento ou não, que se é trabalhado o tema Violência Sexual na Infância e Adolescência, e de qual forma chama a atenção dos educadores para auxiliar as “vitimas” que sofrem o abuso. Além disso, questionar a equipe pedagógica das escolas nomeadas (A, B, C e D) tomando o conhecimento de qual importância que se eleva a abordagem do tema, o qual fornece subsídios para entender como a violência sexual está sendo trabalhado nas presentes escolas, sendo que sexualidade faz parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais, para ser trabalhado com os alunos já no ensino fundamental.

Nossa pesquisa terá um enfoque para a análise crítica da abordagem do tema “Violência Sexual na Infância e Adolescência” nas escolas, e índices de ocorrência no município de Santa Rosa-RS, coletados em instituições nomeadas (1,2 e 3). A importância do estudo é imprescindível para a compreensão dos traumas psicológicos e emocionais das vítimas, já os índices

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)   pdf (203 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com