TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lixão a céu aberto

Por:   •  20/6/2018  •  Artigo  •  5.307 Palavras (22 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 22

LIXÃO DA CIDADE DE JOÃO PINHEIRO - MG

RESUMO 

O presente trabalho teve como objetivo principal entender o processo de formação, coleta e disposição do lixo em João Pinheiro no período de um ano.  O que está ou pode ser feito pelas autoridades competentes e até mesmo pela população para que o lixo não se torne um problema ainda maior. Para embasar este estudo, buscou-se vasta fonte bibliográfica e também uma pesquisa de campo, através de questionário específico para catadores e garis e outro para a sociedade em geral. Os dados coletados demonstram que boa parte da população sabe sobre a chamada coleta seletiva de lixo e o que cada um deve fazer. Porém, em sua maioria, a população não faz a sua parte, deixando tudo a cargo dos órgãos públicos competentes.

Palavras-Chave: Lixão; Aterro Sanitário; Lixo Urbano

1 INTRODUÇÃO

Esse Artigo vem mostrar o quão importante é falar sobre o lixo, sobre suas diferenças, seus valores. Lixo não é só papeis, cascas de banana, é também coisas de consumo tipo eletrodomésticos que para muitos já não tem uso mas que para os mais humildes ainda vão ter uso por muito tempo. O lixo urbano em uma cidade grande se fosse pra encher um estádio de futebol encheria muito rápido é tanta coisa, é tanto lixo, é tanto desperdício, é algo que não para, não paramos de comprar roupas, carros, brinquedos para os filhos, carrinhos de bebe para os que vão nascendo e muitas outras coisas e as roupas velhas, os brinquedos, toalhas tudo isso vai para o lixo sem pensar duas vezes. Sorte dos mendigos das pessoas que vivem no lixão porque tudo isso ainda dar para usar e com isso eles conseguem ter uma sobrevivência mesmo que escassa e com muita dificuldade mas eles sobrevivem.                        

  • Verificar as condições do lixão da cidade;
  • Analisar o processo de reciclagem;
  • Analisar a legislação de gestão de resíduos comparando com a situação atual do lixão.

Do lixo pode se tirar tantas coisas úteis para a sociedade como por exemplo uma sucata pode se transformar em um meio de artesanato na mão de uma pessoa livre e capaz de tirar proveito de muitas coisas que são consideráveis descartáveis, nesse mundo contemporâneo quanto mais pessoas existirem com esse propósito de ajudar a ajuntar melhor pra esse mundo vai ser porque daqui pra frente pior vai ser. A Globalização trouxe muitas coisas boas, mas infelizmente na minha ótica é claro na questão de desperdícios vem trazendo muitas coisas ruins, hoje um celular que é o mais top daqui a dois anos vai para o lixo, mesma coisa acontece com computadores, geladeiras, fogões, mas não fica só nos eletrodomésticos não, dou o exemplo muito claro de roupas também. E isso não afeta só o meio urbano mas também o meio rural com essas máquinas que acabaram tomando o trabalho do homem e hoje em dia no campo também se acumula muitos lixos.                                                                                                        Falar sobre o lixo é muito importante porque se trata de cidadania, infra estrutura e nesse mundo contemporâneo com esses problemas do aquecimento global, efeito estufa, poluição as pessoas de bem tem que dar o exemplo e tentar ajudar de qualquer maneira e que tem como objetivo principal conscientizar a população e para a ciência se torna algo muito útil, tem muitas coisas no lixo que pode ser estudado.

Na pesquisa qualitativa o pesquisador encontra resultados que norteará o trabalho científico sem mensurar os conteúdos pesquisados. Por entender que a sociedade passa por transformações com os passar dos anos, a pesquisa qualitativa auxiliou na montagem do trabalho de conclusão de curso. Ir até o local da pesquisa fazer entrevista com os catadores de lixo, como é o local onde e colocado o lixo coletado. Aplica-se dois tipos de questionário, por ter público-alvo diferenciado, sendo que um foi direcionado aos membros da Associação dos Catadores de Lixo (coleta seletiva) e o outro às demais pessoas da cidade, incluindo autoridades públicas.

2 O DESENVOLVIMENTO

2 LIXO: UMA HISTÓRIA, UMA REALIDADE LOCAL

A cidade de João Pinheiro, fundada em 1911, é o maior município em extensão territorial de Minas Gerais, abrangendo uma área de 10.768 km², fica a 327,9 km da Capital Mineira e está a 800 m de altitude. A economia local gira em torno do agronegócio, com destaques para o manejo agroflorestal e exploração sucroalcooleira. O setor de confecções também se destaca e gera emprego e renda para a cidade. 

Sabe-se que o lixão já passou por várias intervenções, mas não é o suficiente para que a saúde da população e o meio ambiente sejam preservados de forma satisfatória. Hoje o lixão, apesar de ter passado por vários procedimentos, ainda precisa ter um tratamento muito especial para o bem da população de toda a cidade. De acordo com OTTAWA ENGENHARIA, (2009, p.11 - 12):

O antigo lixão passou por diversas intervenções, sendo hoje caracterizado como Aterro controlado, destacando-se: cobertura de todo o lixo disposto por trator de esteira, três vezes por semana; quando da cobertura do lixo são construídas barraginhas de contenção à montante das áreas vizinhas; construção de fossas sépticas para depositar o lixo hospitalar; animais mortos são depositados em área especial; retirada de animais do local (cavalo, cachorro etc); Não se encontra instalado em área de APP; cercamento de toda a área com arame liso; instalação de porteiras e mata-burros; plantio de sansão de campo em toda a sua volta; retirada de adultos, crianças e animais do local.

Apesar dessas intervenções o que se pode afirmar hoje é que a realidade é diferente, pois ao fazer uma visita ao referido local percebe-se muitas famílias no meio dos lixos, as quais são catadores e todos sem qualquer equipamento de proteção individual (EPI), correndo o risco de serem infectadas pelas bactérias que se acumulam diariamente e também de serem picadas por mosquitos e outros insetos provenientes do lixo em decomposição.

Com a implantação do aterro controlado pode-se conseguir inibir o mau cheiro, através dos retardadores e aceleradores utilizados para a decomposição da matéria orgânica. Porém essa forma de tratamento do lixo ainda não seria correta, pois, de alguma forma a população seria prejudicada devido ao longo prazo em que o processo leva para funcionar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (372.3 Kb)   docx (98.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com