TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nordeste-Região e Contraste

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  1.061 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS – UNEAL

CAMPUS I – ARAPIRACA-AL

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

AMANDA SANTOS DE ARAÚJO

                                      ITAMARA BARBOSA TAVARES

FERNANDA DE AZEVEDO

O Nordeste-Região e Contraste

ARAPIRACA-AL

                              NOVEMBRO/ 2015

AMANDA SANTOS DE ARAÚJO

ITAMARA BARBOSA TAVARES

FERNANDA DE AZEVEDO

O Nordeste-Região e Contraste

Trabalho de graduação apresentado à disciplina Geografia Agrária do 4° Período do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL: Campus I.

Orientador: Prof.ª Ângela Maria Leite.

ARAPIRACA-AL

NOVEMBRO/2015

2- Aspectos Gerais do Nordeste.

2.1 Conceito de Nordeste

             

       O Nordeste é uma região que seus limites naturais e sua extensão não são razoáveis de se estabelecer e que tem como característica as desigualdades, ou melhor, as desconformidades. 

       A região é conhecida pela aridez, mas ao mesmo tempo a Zona da Mata tem altos índices pluviométricos, como também a região dos grandes canaviais, enquanto o interior é um produtor de mercadorias de consumo interno.

       Fatores como a desigualdade social, subdesenvolvimento, a concentração de terras e a presença fatal da miséria são fatores comuns do Nordeste.

       Nos últimos 70 anos, a administração pública brasileira observa formas de dividir o Brasil em regiões e uma das maiores dificuldades é definir o Nordeste. O que faz os contrastes estarem ligados, diretamente, aos aspectos climáticos. Em 1941, o Conselho Nacional com amparo de Fábio de Macedo Soares Guimarães Geógrafo ele fez uma classificação com finalidade administrativa. Nessa visão o Nordeste se estende do Maranhão até Alagoas.

       Porém, a SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), objetivo principal é implantar politicas publicas para tentar amenizar tais problemas, assim definiu a região de atuação do Estado para fins desenvolvimento mais acelerado, os Estados-Membros que tem áreas internas ao local caracterizado pela aridez e denominado polígono das secas, que ocupa 72,2% do território do Nordestino e que sofre com a escassez de água e índice de estiagem anual mais prolongado. Logo, o Nordeste se estenderia do Piauí até a Bahia.

      O clima é o elemento mais marcante na construção do conceito de nordeste enquanto uma unidade regional. Considerando essa unidade regional, o Nordeste é dividido em quatro grandes regiões naturais e geográficas: zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte. Podendo atribuir a questão da seca a três fatores: Naturais (clima), histórico (herança de colonização) e político (indústria da seca).

''Embora sendo uma região outrora colonizada por criadores de gado é o agreste hoje, mais agrícola que pecuarista. Ao contrario da região da Mata, é policultor e produz geralmente visando ao abastecimento do mercado interno enquanto aquela é monocultura e preocupa-se sobretudo com produtos de exportação''

                

        todas as sub-regiões nordestinas possuem sua disparidades umas podem favorecer a população demográfica ao tempo em que pode gerar insatisfação por parte de seus habitantes, estando essas relacionadas a qualidade de vida que por sua vez não deixa de estar atrelada a sua atividade agrícola local. Sendo assim podemos incitar alguns dos graves choques de deslocamentos que já aconteceram na região nordeste mais especificamente na sub-região sertaneja, onde estão localizadas famílias dependentes de uma agricultura extensiva e comprometida com as condições climáticas nada favoráveis nos últimos anos.

        No Agreste a área entre a Zona da Mata e o Sertão,Trata-se de uma região semi-árida, sendo o bioma predominante a caatinga. Em algumas regiões, existem pequenas áreas úmidas e brejos, onde se desenvolvem áreas agrícolas.

        As maiores cidades nordestinas situadas no Agreste são: Caruaru e Garanhuns (Pernambuco); Campina Grande (Paraíba); Itabaiana (Sergipe) e Arapiraca (Alagoas). No Agreste, predominam as pequenas e médias propriedades, nas quais se produz vários produtos (policultura), que dependem essencialmente do regime de chuvas, que são irregulares na região, embora tenha um índice pluviométrico maior do que o do Sertão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com