TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE SIGNIFICA " LIVRE COMERCIO " ENTRE PAÍSES

Casos: O QUE SIGNIFICA " LIVRE COMERCIO " ENTRE PAÍSES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  1.468 Visualizações

Página 1 de 2

O que significa “livre comércio” entre países?

O livre comércio consiste na eliminação das barreiras

alfandegárias e outras restrições aos produtos produzidos dentro do grupo de dois ou mais países, porém,mantêm-se as políticas comerciais independentes em relação aos demais .

Trata-se de um estágio de integração mais avançado do que a zona de preferência. A justificativa para a formação de blocos blocos era a de proporcionar maior liberdade de comércio ,com vistas ao aproveitamento das vantagens comparativas recíprocas e assim os ajustes impostos pelo mercado a especialização internacional ,segundo a teoria do livre comércio ,deveriam ser assumidas pelos países para que o livre comércio se estabelecesse ,o que permitiria que consumidores e produtores usufruíssem das vantagens absolutas de todos , porém como a ocorre transferência de renda entre pessoas e nações ,alguns ganham e outros perdem com a liberdade de comércio claro que em ralação aos custos e prejuízos os países em desenvolvimento tem sua fatia rápida e garantida ,em contrapartida ao processo mais vagaroso porém bem sucedido e lucrativo dos países desenvolvidos .

Como na realidade não existe mecanismos capazes de compensar as perdas dos que são prejudicados pelo livre comercio, os Estados intervêm publicamente para neutralizar os prejuízos resultantes das trocas internacionais e alcançar o desenvolvimento econômico.

As vantagens potenciais de um acordo de livre comércio

Nos países industrializados, o livre comércio, na medida em que leva a novos fluxos comerciais, reduz o custo dos produtos. Não é o caso, todavia, se os estados-membros são levados a fornecer a seus parceiros a preços superiores aos preços internacionais.

O equilíbrio a ser obtido depende dos direitos de aduana

Impostos aos Estados exteriores à zona. A expansão do mercado, incluindo outros países, permite, sobretudo, a realização de economias de escala. Estas são mais importantes se o nível de vida dos países envolvidos é elevado. Enfim, a integração regional reforça a concorrência, assegurando uma maior transparência do mercado. Oferecendo vantagens a todos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com