TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que são Cidades Globais?

Artigos Científicos: O Que são Cidades Globais?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

O que são cidades Globais?

As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana. São dotadas de técnica e conhecimento em serviços de elevada influência nas decisões vinculadas à economia globalizada e ao progresso tecnológico.

Nessas cidades, há grande concentração e movimentação financeira, sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de transnacionais, importantes centros de pesquisas, presença de escritórios das principais empresas mundiais em consultoria, contabilidade, publicidade, bancos e advocacia, além das principais universidades.

São dotadas de infraestrutura necessária para a realização de negócios nacionais e internacionais, aeroportos, bolsa de valores e sistemas de telecomunicações, além de uma ampla rede de hotéis, centros de convenções e eventos, museus e bancos. Possuem serviços bastante diversificados, como jornais, teatros, cinemas, editoras, agências de publicidade, entre outros.

Algumas Cidades Globais:

São Paulo

A cidade de São Paulo é a maior e mais importante cidade da América Latina, sendo um importante centro financeiro, corporativo e mercantil. De acordo com os dados da consultoria PricewaterhouseCoopers e outras fontes, São Paulo tem 0 10º maior PIB – Produto Interno Bruto do mundo. A cidade destaca pela economia já que é sede de grandes empresas nacionais e multinacionais, bem como da BMF Bovespa que é a Bolsa de Valores do Brasil. Estas são algumas características que deram a classificação de Cidade Global Alfa do país.

Londres

Capital da Inglaterra, Londres é uma cidade de fundamental importância financeira para o seu estado e também para o Reino Unido, sendo classificada como Cidade Global Alfa ++ por ser responsável pela administração de 50% das melhores companhias do Reino Unido e de mais de cem das quinhentas maiores da Europa.

New York

Localizada nos Estados Unidos da América, New York possui a maior população entre todas as cidades de seu país, além ainda de ter grande influência nos impactos econômicos do mundo, seja no comércio, nas finanças, na mídia, na arte, na moda, na pesquisa, na tecnologia, na educação e também no intretenimento, NewYork é a cidade onde se encontra a sede da ONU – Organização das Nações Unidas, a qual é a principal responsável por todos e em grande parte das questões internacionais, o que a fez ser classificada como Cidade Global Alfa ++ na lista divulgada em 2010.

Lista de 2010 de cidades globais alfa, beta e gama:

Categoria Cidades

Alfa++ Londres, Nova York

Alfa+ Chicago, Dubai, Hong Kong, Paris,

Xangai, Singapura, Sydney e Tóquio

Alfa Atlanta, Bangkok, Barcelona, Boston, Dallas,

Dublin, Istambul, Jacarta, Johanesburgo, Lisboa, Melbourne, Miami, Munique,

Nova Déli, Filadélfia, Santiago, Taipei, Viena, Varsóvia e Zurique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com