TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATO DE OBSERVAÇÃO

Por:   •  12/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

SIRLEI FREITAS DA ROSA

RA 1806285

TAMILLIS ADRIANI TRENKEL

RA: 1820778

Amambaí- MS

2018

LOCALIZAÇÃO OU PONTO DE PARTIDA:

Avenida Pedro Manvailler

Floratta Floricultura e Decorações

Amambaí - MS, 79990-000

AMBIENTES ESCOLARES ENCONTRADOS: 

No local escolhido, foi possível identificar vários ambientes escolares, dentre eles: Kumon; Ceinf Rachid e Unopar; Ceinf Recanto do Saber; Escola Estadual Felipe de Brum.

Assim, no Kumon, localizada na rua Rio Branco, 1259
Centro - podemos observar que é uma escola de línguas (ou curso de idiomas), possui como objetivo ensinar outra língua para pessoas que possuem o interesse de ampliação de conhecimentos. Na instituição, são oferecidas várias turmas pequenas (aproximadamente 12 alunos, permitindo maior interação com o professor), passando do iniciante ao avançado, possuindo diferentes materiais para aprendizagem individual. O local disponibiliza cursos de inglês, espanhol, italiano e francês, onde o mais procurado na cidade é o de inglês. Assim, o público alvo são pessoas com condições de vida melhores, com o poder aquisitivo um pouco acima da média.

Além disso, encontramos o Ceinf Rachid, localizado na rua Sete de Setembro, 2985, atende crianças de diferentes idades e fornece estudos, ensinamentos. Promovendo alimentação e um “abrigo” durante o período do dia para que assim, as mães tenham a capacidade de estudar/trabalhar e ainda se desenvolve melhor crianças que iniciam sua vida escolar mais cedo. Portanto, o público alvo deste estabelecimento são crianças de diferentes idades.

Já para o Ceinf Recanto do Saber, localizado na Rua Sebastiao Espindola, 4.380, conta com ótima infraestrutura, equipamentos e profissionais para o atendimento de crianças de diferentes idades, assim como o Ceinf citado acima.

A instituição Unopar também foi observada no estudo, localizada na rua sete de setembro, nº 3768. Com uma boa localização, a instituição conta com biblioteca, cursos reconhecidos pelo MEC, qualidade e diploma igual ao presencial, preços acessíveis, horários flexíveis, material gratuito e aulas presenciais uma vez por semana. Desta forma, ajuda diferentes pessoas a possuírem ensino superior de qualidade mesmo com pouco tempo para os estudos (o que é muito frequente nos dias atuais). Assim, o público alvo da instituição são adultos de diferentes idades que tenham interesse de se formar em um curso superior.

Para a instituição de ensino Escola Estadual Felipe de Brum, localizada na rua Rua Duque de Caxias, nº 1407, a instituição conta com uma boa infraestrutura, e bons equipamentos como computadores, tv, retroprojetores, os quais auxiliam os professores nas aulas e melhoram a qualidade de ensino. Além disso, possuem bons índices na média do ENEM. A escola possui ensino fundamental e médio, atendendo jovens e adultos.

AMBIENTES NÃO ESCOLARES ENCONTRADOS: 

Já para os ambientes não escolares foram encontrados vários estabelecimentos como: Divino conveniência; Lotérica Saldanha; Auto Posto Berlitz; Chiquinho Sorvetes; Restaurante Corujão; Loja São Marcos; B5 Burger; O boticário; Praça Publica; Dulim’s Beer; Conveniência Silo Amambai; Gina Modas; Correios; Farmácia São Paulo; Ponto 10 (Sorveteria e Lanchonete); Tomodashi Imobiliária; Farmácia São Lucas; Hotel Amambai; Souza Lanches; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; Banco do Brasil; Unifarma; Farmácia Bampi; Biofarma; Farmácia São José; Supermercado Ki carne; Hotel Asa Branca; Restaurante Fogão Mineiro; KM Magazine e Confecções. Por se tratar de uma avenida no centro da cidade, há muitos estabelecimentos encontrados. Os citados acima irão compor a descrição visualizada.

Assim, encontramos duas conveniências, dentre elas Divino Conveniência (localizada na Av. Pedro Manvailler, 3325) e Conveniência Silo Amambai (localizada na Av. Pedro Manvailer, 3200), as quais trabalham com o público adulto, fornecendo produtos alimentícios industrializados, cigarros, bebidas, alimentos prontos, materiais de higiene pessoal e de limpeza, entre outros itens que estão no cotidiano. Ainda em relação à estabelecimentos vendedores de serviços e bebidas, encontramos a Dulim’s Beer, localizada na Av. Pedro Manvailler, 211.

 Além disso, encontramos várias farmácias ao longo dos 500m, dentre elas: Farmácia São Lucas (localizada na Av. Pedro Manvailler, 3515); Unifarma (localizada na R. Rio Branco); Farmácia Bampi (localizada na R. da República, 1810); Biofarma (localizada na R Rio Branco, 1180); Farmácia São Paulo (localizada na Av. Pedro Manvailler, 3071); Farmácia São José (localizada na R. da República, 3299). Assim, os estabelecimentos citados acima fornecem principalmente remédios e cosméticos, para a população em geral. Normalmente, o público que frequenta esses estabelecimentos é a população, jovem à idosa.

Encontramos também a Lotérica Saldanha, localizada na rua Tiradentes N1410, unidade que comercializa todas as loterias federais, os produtos assemelhados e atua na prestação de todos os serviços delegados pela CEF (Caixa Econômica Federal). Assim, o público que mais frequenta o local é de jovens a idosos.

O Auto Posto Berlitz, localizado na Av. Pedro Manvailler, 3273 é um posto de gasolina, que é responsável por parte do abastecimento a cidade. Para este estabelecimento, existe um público alvo bem amplo que são nada menos que todos os usuários de carros e motos de sua cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com