TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATO E OBSERVAÇÃO

Por:   •  8/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

JOSÉ ANTÔNIO DA SILVA FILHO

RA: 2064417

Polo Epitácio

2020

  1. Ponto de Partida

O presente ponto de partida, no qual foi escolhido, localiza-se no Município de Cabedelo, onde eu trabalho. Está situado à Rua Enivaldo Figueiredo de Miranda, nº 70, bairro de Miramar.

  1. Ambientes escolares encontrados

Ao realizar observações, é possível encontrar a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Aníbal Moura.

Entretanto, em um raio de 500 metros, não foi localizado sequer alguma instituição de nível superior ou outra de ensino médio e/ou fundamental.

  1. Ambientes não escolares observados

Os ambientes não escolares que são observados no entorno do ponto de partida: Fortaleza de Santa Catarina, Porto de Cabedelo, Praça Getúlio Vargas.

Diante do cenário encontrado, qual seja, o Forte de Santa Catarina, reconstruído no século XVI ao lado do Rio Paraíba, um dos principais patrimônios mais antigos do Brasil e um dos mais importantes da Paraíba, construído no ano de 1580, é possível extrair informações relevantes que irão contribuir no aprendizado escolar; aprendizado este bastante significativo, já que compõe a história da Paraíba, e é uma fonte inesgotável de saber.

O outro ambiente observado também, denominado de Porto de Cabedelo, fora inaugurado em 23 de Janeiro de 1935, todavia, já existia em 1867, matérias a respeito da construção deste porto. Mas, somente no ano de 1908 que iniciou-se a sua obra. É importante mencionar que é um ambiente não escolar, pois, possuí uma história deslumbrante e que pode contribuir no processo de aprendizagem.

O último ambiente escolhido e observado, foi a praça Getúlio Vargas. Neste ambiente não escolar observado, poderá contribuir no desempenho educacional físico, já que contribui para atividades físicas. É um dos locais mais procurados na cidade quanto a festividades e práticas de atividade física.

2.2 – Desenvolvimento: Homem e Sociedade

Com o avançar dos anos, o contato com as tecnologias e com a educação, o homem e a sociedade sofreu um processo de conversão por meio do contubérnio com a leitura, possibilitando a comunhão entre: leitura como a sua fonte de conhecimento e sociedade.

Dito isto, percebe-se que o Homem e a Sociedade dependem sim do conhecimento, pois, é algo obrigatório do homem, ter o mínimo do saber, seja lá qual for o assunto que tenha mais discernimento. Corroborando assim com o que está sendo redigido: Colunista Portal – Educação; “Até algum tempo atrás, o saber ler e interpretar textos, bem como efetuar cálculos matemáticos simples, era obrigatório para se viver em harmonia e bem estar na sociedade, este novo cenário mudou e as necessidades de qualificações profissionais e acadêmicas aumentaram consideravelmente Não aceitar a responsabilidade pela realidade em que vivemos é, ao mesmo tempo, desobrigarmo-nos da tarefa de transforma-la, colocando na mão do outro a possibilidade de agir” ².

2.3 – Desenvolvimento: Prática de ensino

A Concretização da formação de um professor dar-se-á com a sua prática na educação. A relação da teoria e prática em sua evolução para com o aluno é mediante o ensino. Por meio do ensino ao aluno, o docente na práxis poderá compreender toda a metodologia que deverá ser utilizada, criando assim um senso mais crítico e possibilitando melhorias em pontos que necessitam de mudanças. A questão da melhorias em pontos que requer uma atenção maior é uma evolução do professor comprometido com a educação para que aquele aluno não tenha dificuldades em aprender o que o seu docente está lhes transmitindo, como é dito adiante de um artigo: “Por fim é no contexto da práxis que situamos a formação inicial docente, partindo do pressuposto que o ensino e a aprendizagem tornam-se significativo quando construído no coletivo. Também percebe-se que é pela mediação do professor que o conhecimento ganha vida, mas quando este é proposto ao aluno de forma que possa exercer sua criticidade, que possa modificá-lo conforme o que acredita e com base na sua realidade. Também é por meio da socialização em sala de aula que o professor em formação dar sentido a sua profissão, pois este alia teoria e prática ao mesmo tempo e pode buscar formas didáticas e pedagógicas de ensinar da melhor forma possível e tornar a aprendizagem significativa” ³.

____________________

² EDUCAÇÃO, Colunista Portal -. O Homem e a Sociedade. 2013. Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/o-homem-e-a-sociedade/31856. Acesso em:

07 jun. 2020

³ OLIVEIRA, Francisca Fabiana Bento de; BÔTO, Anne Heide Vieira; SILVA, Suzane Costa da; CAVALCANTE, Maria Marina Dias. A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: PERCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA. 2018. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_45_817429beae1565e20c320420a758723d.pdf. Acesso em: 07 jun. 2020

2.4 Desenvolvimento – Elementos de Economia

Os elementos de economia aplicados ao respectivo tema proposto: interpretação de um gráfico econômico ou identificação a partir de uma conjuntura de elementos de determinada área econômica de um local indeterminado. Como poderia ser efetuado? A partir da análise e interpretação de dados positivos ou negativos da área por meio de estudos concretos. Tudo envolve a leitura como uma fonte de conhecimento inesgotável para o avanço da sociedade, seja na área econômica ou educacional. Tudo está em um elo inquebrantável.

Quando falamos de economia na Geografia, sabe-se que esta compreende o processo de produção e a sua lógica no quesito de distribuição das grandes ou pequenas atividades econômicas de uma localidade, seja ela parcial ou na sua totalidade, visando fazer estudos e apontar dados específicos dinâmicos a fim de que haja um processo de transformação de organização com as análises sobre o espaço.

2.5 Desenvolvimento – Fundamentos da Geografia

Outrossim, a leitura mais uma vez nos proporciona ser uma fonte de conhecimento e também de participação social. A sociedade de longe não tem a sapiência para saber o que a Geografia de fato estuda. Entende-se de forma mais rasa que a Geografia é a ciência que explora os elementos da sociedade e a natureza para formar um processo de organização dos respectivos dados, contribuindo para o avanço da humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (258.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com