TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

Por:   •  19/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Curso de Pedologia

Jailson Muniz Conceição - 11557801

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: (Aula 01/09 e 15/09)

São Paulo

2022

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: (Aula 01/09 e 08/09)

1 – Introdução

No estudo   pedológico   do   solo é preciso descrevê-lo objetivando   enquadrá-lo   em   um   corpo   de   categorias definidas   e   conhecidas, através   das   quais   este   será   classificado. As aulas práticas nos permitem enxergar diversas características que dizem muito sobre o solo, e assim exercitar os processos de investigação e classificação dos solos.

Nas datas 01 e 08 de setembro, do corrente ano, foram realizadas aulas práticas de descrição dos solos, estas que ocorreram posteriormente a aulas teóricas orientativas em cada dia respectivo. O objetivo dessas atividades foi propiciar um primeiro contato com a prática de descrição dos solos, de forma a estimular o desenvolvimento de habilidades táteis e visuais necessários nesse procedimento.

2 – Métodos e Resultados

Nas duas aulas práticas a turma foi dividida em grupos de aproximadamente 10 alunos. As amostras de solo foram fornecidas pela docente em sacos plásticos, distribuído uma para cada equipe. Ao final do prazo para a análise do solo, um aluno de cada grupo apresentou seus resultados de forma oral para toda a turma. Além disso, durante a execução da prática os grupos discutiram entre si, e ao final a professora discutiu com os grupos sobre suas análises, fazendo observações do desempenho dos grupos, e apresentando sua avaliação sobre o solo do estudo.

Aula 01/09

Através da   análise   feita com aplicativo Munsell Color Chart, em Smartphone, constatou-se   um a cor de código 7.5YR7/8, que segundo a carta de Munsell caracteriza uma cor de nome bruno amarelado claro. O material possui pequeníssimos fragmentos de rocha alterada e ao tatear e friccionar a amostra umedecida entre os dedos polegar e indicador foi possível sentir uma ligeira sedosidade com predominância de aspereza, indicando uma textura arenosa com silte. Quanto à estrutura, ao se destacar um peque torrão seco com um canivete tem-se   uma   forma de bloco sub angular. Ao tentar esmagar um torrão seco com o polegar e indicador ele é facilmente quebrável, indicando uma consistência ligeiramente dura. Quando úmido, ele   é   firme. Apresenta poros em quantidade média. Um torrão seco é fracamente resistente à pressão entre os dedos polegar e indicador, possuindo uma consistência seca ligeiramente dura. Também percebe-se que amostra de solo é fracamente cimentada, pois se desintegra facilmente sob pressão nas mãos. O material apresenta raízes.

Aula 08/09

Através da   análise   feita com aplicativo Munsell Color Chart, em Smartphone, constatou-se   um a cor de código 5YR6/5, que segundo a carta de Munsell caracteriza uma cor de nome Vermelho Amarelo. Ao tatear e friccionar uma amostra umedecida entre os dedos polegar e indicador foi possível sentir grande sedosidade e pegajosidade, indicando uma textura argilosa com silte. Quanto à estrutura, ao se destacar um peque torrão seco com um canivete tem-se   uma   forma de bloco sub angular. Um torrão seco não é quebrável entre o polegar e o indicador mas quebra sob forte pressão nas mãos, indicando uma consistência muito dura. Quando úmido, o material esboroa-se facilmente entre o polegar e indicador, indicando uma consistência friável. Quando molhada a amostra, um fio moldado se deforma sob pressão moderada, indicando consistência plástica, quando cessada a pressão entre os dedos polegar e indicador a amostra fica aderida em ambos após romper-se formando um pequeno fio, indicando consistência ligeiramente pegajosa. Apresenta porosidade baixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com