TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Interdisciplinar

Por:   •  17/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

INTRODUÇÃO

Convivemos na atualidade com diferentes problemas ambientais, fazendo com que estes sejam percebidos de forma direta nas áreas urbanas e rurais, esses problemas estão relacionados na grande maioria com a ação antrópica do homem, com fenômenos climáticos, gerando outros, tais como: inundações, enchentes, escorregamentos, deslizamentos de terra, erosão do solo, assoreamento e voçorocas, dentre outros (Gangolells et al., 2009; Goethals et al., 2009).

Aqui importante destacar que os processos erosivos estão relacionados com a retirada da camada vegetal fazendo com que haja exposição do solo, com a intensidade e magnitude relacionada com as condições naturais, assim como a declividade e vulnerabilidade do solo.

Dentro desse contexto um dos principais problemas que gera esses problemas citados acima é a retirada da vegetação de determinadas áreas fazendo com que as mesmas fiquem expostas a erosão, o que segundo Lopes e Guerra, (2001, p. 2), “o processo responsável pela desagregação do solo, após a retirada da camada vegetal em sua superfície, é o impacto das gotículas da água da chuva [...], com isso os sedimentos são transportados de um local para outro”. Ainda para Filizola et al. (2011, p. 01) “os principais processos erosivos lineares (ravinas e voçorocas) estão, geralmente associados aos solos arenosos e às cabeceiras dos cursos d’água de primeira ordem”.

Portanto quando se tem grandes períodos chuvosos, a água da chuva acaba ocasionando fluxos de sedimentos que em contrapartida geram as ravinas as quais acabam provocando o aprofundamento do solo e este por sua vez pode chegar ao nível de voçorocas.

Sendo assim, o desmatamento principalmente em áreas urbanas e supressão da vegetação atrelada à ocupação inadequada e desordenada do solo acarreta em diferentes realidades o desenvolvimento de enormes processos erosivos.

DESENVOLVIMENTO

1) Qual a diferença entre uma ravina e uma voçoroca?

A ravina é um tipo de erosão causada pelo aprofundamento de sulcos entre 0,50cm e 1,5m, começando com as gotas das chuvas fazendo com que haja a transformação do solo e um difícil escoamento.

           Já as voçorocas têm dimensões maiores que 1,5m de profundidade e com 3m de largura e comprimento, na visão de Bigarella; Mazuchwski (1985) a voçoroca “constitui um canal de drenagem de paredes abruptas, com fluxos efêmeros ou eventualmente pequenos”.

Sendo assim, Vieira (1998, p. 26), descreve que a diferença básica “de uma ravina e uma voçoroca está na forma da calha por onde escoa a água da chuva. Na ravina, essa calha tem a forma em V [...] e nas voçorocas essa calha tem forma em U”.

2) As voçorocas são resultado de eventos naturais ou antrópicos? Explique.

        

        As Voçorocas são resultados de eventos tanto antrópicas quanto naturais, ou mesmo uma associação entre elas, pois de forma natural acontece geralmente pelos fatores associados a chuva e suas relações já de forma antrópica acontece muitas vezes por meio das ações antrópicas do homem no quesito de suas ações com o solo

3) Explique a função da água dentro de um processo de voçorocamento.

        

        A água dentro de um processo de voçorocamento acaba gerando um fluxo de sedimentos, podendo acarretar o solapamento basal das paredes da voçoroca, desencadeando processos de transferência gravitacional, como os deslizamentos, assim como a queda de blocos, pois a água acumulada pode não estar conseguindo ser drenada.

        A água dentro da voçoroca provoca a erosão da mesma, deixando esta sem sustentação, assim como acelerando os processos erosivos na parte interna da voçoroca, comprometendo a estabilidade da área e gerando a formação de voçorocas.

4) Quais são os fatores condicionantes para a ocorrência de voçorocas?

Diferentes fatores podem ocasionar voçorocas, podemos citar: o clima, relevo, formações rochosas e cobertura vegetal, tipo de encosta, afloramento do lençol freático, solos arenosos, ácidos, poucos coesivos, falta de planejamento e gerenciamento das águas das chuvas, o homem quando acarreta por meio de suas ações como aração, gradagem, calagem, adubação, redução da matéria orgânica, aumentando o escoamento superficial da água das chuvas, aumentando o processo erosivo, são fatores que determinam a extensão das voçorocas o que acaba interferindo em sua intensidade.

5) Quais riscos, além do apresentado na Situação Geradora de Aprendizagem, uma voçoroca pode causar? Explique.

        As voçorocas podem causar sérios danos ao meio ambiente, contaminando os lençóis freáticos, podem dificultar a passagem de um lugar ao outro, ou de uma localidade a outra, causam assoreamento de áreas, perda do valor de uma determinada propriedade, causando problema social e econômico, destruição de estradas, desmoronamentos de residências.

6) Qual a relação entre manejo de solo e a ocorrência de voçorocas?

        A difusão de práticas conservacionistas com o manejo de solo pode oferecer

resistência ao desmoronamento das voçorocas bem como a desagregação e transporte de material inconsolidado, ainda diminui a mobilização do solo e promove um incremento no teor de matéria orgânica, o uso de sistemas como o plantio direto agroecológicos e agroflorestais podem contribuir para a recuperação e diminuir a ocorrência de voçorocas. As práticas culturais e os tipos de culturas utilizadas podem estar interagindo entre si e melhorando o manejo pode estar diminuindo a ocorrência das voçorocas.

7) O que pode ser feito para diminuir os riscos de ocorrência de uma voçoroca e deixar o local mais seguro para a população?

        

        Realizar prevenções periódicas como conservação e recuperação das camadas vegetais, planejamento dos meios físicos, utilização da Bioenergia dando reforço e estabilização para o solo, uso de mapeamento por meio de sensoriamento remoto, uso de drones para fotos, Isolamento da área.

Assim como a utilização da Educação Ambiental como ferramenta para sensibilização dos envolvidos com essas temáticas. Contenção das águas que irão impactar diretamente a formação das voçorocas, construção de canais, terraços de desníveis, manter animais longe das voçorocas, Uso de biomantas, hidrossemeaduras, uso de paliçadas, reflorestamento das áreas afetadas dentre outras medidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (602.8 Kb)   docx (686.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com