TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O livro "Uma breve história do mundo"

Seminário: O livro "Uma breve história do mundo". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  Seminário  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 7

O livro corre facilmente, o autor começa a primeira das três partes do livro com o surgimento do homem, originário da África há cerca de 2 milhões de anos (conforme ele coloca no livro, provavelmente se trate do Homo habilis). Os primeiros capítulos tratam mais da adaptação do homem ao ambiente - para posterior possibilidade de civilização de fato. Em seguida o grande avanço do Egito e das cidades da Mesopotâmia e as lições deixadas pelos gregos.

Um ponto importante no livro é como o autor destaca o surgimento, até o declínio ou possível manutenção, dos impérios e das religiões. Ainda na primeira parte, surgem as três principais religiões: cristianismo, islamismo e budismo (colocada pelo autor como religião, apesar de não ser exatamente uma religião); bem como o surgimento do Império Romano e a sua perda de importância para Constantinopla. A transição da Primeira para a Segunda parte se dá com o homem decidindo se aventurar mais nos oceanos.

A Parte 2 é a respeito do período entre o final do século XV e meados do século XVIII, aproximadamente. É a menor (em quantidade de páginas) das três partes, porém é a que tem o privilégio de tratar esse período de tantos acontecimentos. Após o período de cerca de 1000 anos que o homem ficara, de certa maneira, estagnado (exceto em algumas poucas regiões, com a dos astecas e a dos incas). Em poucos séculos o mundo passa por diversas transformações. As cruzadas, a peste negra, a Reforma, as Revoluções - apesar de a Revolução Francesa, ou a sua quase-ausência, ser um dos pontos fracos do livro.

Na Terceira Parte há a ascensão dos Estados Unidos, formando um novo Império político e, principalmente, econômico. Dizendo respeito ao período a partir de fins do século XVIII e início do século XIX, o autor faz rapidamente uma análise a respeito da consolidação da indústria e trata brevemente das Guerras Mundiais e da ida do homem à Lua. E talvez seja essa a parte mais vaga do livro, pois acaba pulando períodos e acontecimentos que, sem dúvida, são relevantes para a história do mundo - mesmo que se queria contá-la de maneira "breve".

O livro serve para ter um conhecimento superficial, para não dizer noção, de alguns assuntos de história. Para quem já tem um bom conhecimento de história, certamente o livro não é muito bom; porém para quem tem somente uma base de história, o livro é, sim, bom para relembrar alguma coisa dos tempos de colégio e mesmo para aprender uma coisa ou outra (e depois, com outros livros, aprofundar o conhecimento nos assuntos que lhe forem mais interessantes).

gostei (19)comentários (1)comente

Corban 04/02/2011minha estante

Ótima resenha. Estava com dúvidas sobre a aquisição ou não do livro, mas agora estou convencido de que pode ser um ótimo investimento. Obrigado.

123452.0 | minha estante

Danramom 20/03/2012

Uma breve história vazia do mundo

O livro é vago e embora o objetivo seja realmente contar de forma breve uma história muito longa, algumas escolhas foram equivocadas.

Destaque muito pequeno para impérios como o Persa, o Grego e o Romano.

Leitura leve mas que acrescenta muito pouco a quem gosta de história

gostei (8)comentários (3)comente

Danramom 05/03/2014minha estante

Prezado Guilherme,

O ideal seria ler aos poucos diversas obras que retratam os períodos da história humana, mas se você quer um bom resumo, recomendo o Atlas da história do Mundo da National Geographic.

Guilherme 05/03/2014minha estante

Danramom e Marcia, que livro vocês recomendariam para alguém que queira ler a história do mundo?

Marcia 03/04/2012minha estante

Concordo. Pra quem se propõe a contar a história do mundo em apenas 335 paginas, as escolhas tinham que ser muito bem pensadas priorizando o que realmente foi importante.

123454.0 | minha estante

_diogo_ 26/10/2009

Quando alguém escreve um livro de História, recebe a chance de passar uma imagem de todos os países e povos do mundo que ele achar que é a mais correta ou que simplesmente ele quiser. Sendo assim, um livro que fale da História pode acabar sendo muito pessoal, refletindo as coisas que o autor acredita e que não necessáriamente estão corretas. Com isso em mente, quando um livro de História Geral consegue fazer parte das listas dos mais vendidos no mundo todo, é bom darmos uma olhada atenta ao que se está passando pra toda essa gente que comprou o livro achando que encontrou a verdade e os porques do mundo que conhecemos hoje.

O livro "Uma breve História do Mundo", tem como objetivo contar de um modo geral toda a história humana registrada, desde os homens das cavernas até nós, os homens das "cavernas-apartamentos". Existem muitos livros desse tipo por aí. Muitos mesmo. Na escola as pessoas vêem mais de um como esse. Então o que esse livro tem de especial que fez com que ele vendesse tanto? Ele vem com uma caixa de cerveja grátis? Não, não vem.

Temos um autor talentoso em sua escrita, contanto numa narrativa moderna os fatos optando por falar de História vendo mais o mundo como um todo, contanto fatos tanto do Oriente quando do Ociedente. Mas apesar de toda essa modernidade e de toda essa intenção de fazer da História uma ciência menos focada no que aconteceu com as sociedades da Europa ocidental, o livro acaba sendo irresponsável justamente aonde não poderia ser. Em seu conteúdo, isso é, nas coisas que narra.

A narrativa sobre a pré-história, sobre o impacto das grandes navegações na maneira como as pessoas se alimentavam, ou se vestiam, por exemplo, são realmente muito boas, realmente dignas de um professor de quase 80 anos de idade, com pelo menos 50 de profissão. A irresponsabilidade surge na hora de falar sobre a revolução industrial e dos fatos que mais afetaram diretamente nosso mundo de hoje.

Nitidamente em alguns momentos o autor opta por não indicar responsáveis. Ao falar das Guerras Mundiais, ele não deixa claro quais países eram aliados e de que lado cada país estava, nem mesmo discute o que fez com que a guerra em si acontecesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com