TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Livro A Formação Do Mundo Moderno De Falcon

Trabalho Universitário: Resenha Do Livro A Formação Do Mundo Moderno De Falcon. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  2.621 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA-FID

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA

JOAO DE DEUS SEIXAS SOUSA FILHO

HISTÓRIA MODERNA

RESENHA DA APOSTTILA DAS PÁG. 05 A 63

PARNAIBA

2014

FALCON, Francisco José Calazans, RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins. A formação do mundo moderno. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006 – 2ª reimpressão.

Francisco José Calazans Falcon possui graduação em História e Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1955). Foi professor da UFRJ, UFF e PUC-RJ. É especialista em História Moderna e Contemporânea com ênfase no Mercantilismo e na Ilustração portuguesa destacando-se no período Pombalino. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Historiografia brasileira, História da historiografia, História moderna e contemporânea, História cultural e História política.

Antonio Edmilson Martins Rodrigues possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1971) e é Livre-Docente em História do Brasil pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Rio de Janeiro, Cultura Urbana, Modernidade, Cultura Moderna e Cidades.

O período denominado Idade Moderna apresenta-se com uma fase de transição do sistema feudal para o capitalismo. Os principais elementos dessa transição são as cidades e o surgimento dos burgueses que como consequência da crise do feudalismo, ganharam maior relevância e importância mudando dessa maneira as relações sociais, políticas, econômicas e religiosas. A força impulsionadora dessas transformações foi o movimento Renascentista que retornava aos clássicos e valorizava as produções da ciência e arte. As novas políticas econômicas colaboraram para a concretização dessa transição do feudal ou do velho para o moderno ou novo, destacando-se os diversos tipos de mercantilismo.

Na apostila os autores tratam logo de identificar qual será o caminho adotado por eles para apresentar as ideias abordadas. E esse caminho fica muito bem explicado quando mostram a passagem da Idade Média para a Idade Moderna como um longo período de transição do feudalismo para o capitalismo.

Avançado para o segundo capítulo nos deparamos com as causas e já algumas consequências dessa transição. No primeiro momento são delimitados quatro períodos que compreendem a crise final da Idade Média dentro dos séculos XIV e XV, o período de expansão econômica que vai do final do século XV ao começo do século XVII, o terceiro período que é o da crise, porém sem crise, do século XVII e o quarto que corresponde ao século XVIII marcado pelas revoluções sociais e econômicas.

Partindo da mudança nas relações entre senhores e servos a relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com