TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O livro das Águas

Por:   •  22/4/2015  •  Resenha  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA

A autora Andrée de Ridder Vieira; texto: Larissa Costa e Samuel Roiphe Barreto com o livro “LIVRO DAS ÁGUAS”. Da cidade de Brasília, editora Laborprint, do ano de 2006, com 68 páginas, apresenta ilustrações.

Este livro contém credenciais da autora, Andrée de Ridder Vieira, consultora em Educação pela sustentabilidade e coordenadora geral do Instituto Supereco.

Essa obra contém prefácio, apresentação, introdução e seis capítulos.

O Livro das Águas, traz um conjunto de textos sobre a situação das águas no país e visa estimular a pesquisa, a vontade de conhecer e de participar no seu cuidado e gestão.

A Resenha foi extraída apenas do Primeiro Capitulo, abordando os temas abaixo:

LIVRO DAS ÁGUAS

No Capítulo 1 - “Espelho d’água” fala sobre a Distribuição da água na terra; Distribuição da água doce no mundo; De onde vem e para onde vai a água que usamos; Tabela sobre usos e abusos da água; Principais conflitos.

Pois este é o tema da Campanha a ong WWF-Brasil com o tema: Água para Vida Água para Todos.

A autora faz observações no I Capitulo, sobre a situação da Água no Mundo fazendo comentários tanto sobre pensar em rever tanto nossas ações individuais e coletivas e compartilha suas reflexões. E algumas perguntas à parte para questionarmos.

A autora fala sobre a distribuição da água na terra que 97,3% são de aguas salgadas, e 2,7% de agua doce e aborda a distribuição de agua doce. Faz ainda uma ressalva que a maioria da agua doce está ou congelada ou embaixo da superfície do solo. (Gráficos 1 e 2, pg. 8). Na sequência entende-se que a agua de fácil acesso sejam dos rios, lagos, lagoas e represas nem sempre por ser agua doce ela é potável.

Vemos no decorrer da leitura que o problema se agrava pois a agua é consumida em múltiplos usos, somente a agricultura consome 70% da agua doce mundial e a irrigação sem tecnologia gera desperdício, e ao mesmo tempo todos os habitantes do planeta de forma pouco sustentável e com isso acaba gerando como destruição das matas ciliares.

Se houvesse o bom uso dos recursos hídricos estaríamos em melhor situação e não como estamos atualmente pois o desperdício e o que gerou toda essa situação Gráfico 3, pg.9).

A agua sólida, liquida ou gasosa parece que vem de lugares diferentes mas a agua consegue se renovar em tantos lugares e ao mesmo tempo, pelo céu a chuva caindo do em granizo, neve ou liquida escorrendo de uma montanha evaporando pelos mares e oceanos subindo pela atmosfera, outra parte se infiltrando no solo, até encontrar a rocha que não a deixa passar e com isso durante bilhões de anos a agua vem se reciclando naturalmente. Em função deste ciclo natural acreditava-se que nunca se esgotaria no entanto se continuar o mau uso a agua potável será cada vez mais escassa e rara pois a contaminação pode acontecer em qualquer ciclo.

A agua chega até nós e retorna de alguma forma para a natureza a agua e captada de córregos, rios e lagos e levada para as Estações de tratamentos para se tornarem potáveis e as grandes cidades e abastecida por este processo, a agua utilizada em casa transforma-se em esgoto, nem sempre o acesso a agua é tratada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com