TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oriente Medio

Casos: Oriente Medio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

Oriente Médio

Clima:

O clima do Oriente Médio é árido e semiárido, o que proporciona o predomínio de uma paisagem vegetal marcada pela presença de espécies xerófilas (nas áreas de clima árido), ou de estepes e pradarias (nas áreas de clima semiárido). Apenas pequenas faixas de terra, na porção litorânea, apresentam climas um pouco mais úmidos, onde há presença de formações vegetais arbustivas.

Atividades Econômicas:

O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Nessa região está localizada a maior concentração mundial dessa fonte energética (aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial). Essa grande quantidade de petróleo, aliada a fatores econômicos e políticos, criou as condições para a formação, em 1960, de um dos mais importantes cartéis do mundo atual, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Vegetação:

Em razão dos dois grandes tipos climáticos predominantes, o Oriente Médio exibe dois tipos predominantes de vegetação: as espécies xerófilas, localizadas nas regiões de clima árido, e as estepes e pradarias, localizadas nas regiões de clima semiárido.

Revelo:

O relevo do Oriente Médio em geral é baixo, com exceção das partes leste e especialmente, norte nessa região onde surgem planaltos e cadeias de montanhas. Entre os planaltos, os que se destacam são o da Anatolla, na Turquia, o do Irã e o da Arábia. A principal planície é a da Mesopotâmia, localizada na Síria e, principalmente, no Iraque. Essa planície, formada pelos rios Tigres e Eufrates (os mais importantes do Oriente Médio), apresenta grandes densidade demográficas e nela se cultivam vários gêneros agrícolas, como arroz, trigo, cevada e algodão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com