TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os BIOMAS BRASILEIROS

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

Os biomas são a maior comunidade ou associação de espécies dominantes segundo a distribuição do clima, do solo e da vegetação que são fatores fundamentais na distribuição de cada um dos biomas apresentados no mapa desta ATD.

Caracterizando cada um dos principais biomas do Brasil:

Domínios Florestados:

Floresta Equatorial - vegetação densa, fechada, heterogênea, latifoliada nas áreas de clima tropical úmido.

Ameaças deste bioma: A alteração deste bioma da Amazônia apresenta diversos problemas que podem ser ameaças como as mudanças climáticas e alterações na atmosfera, na parte hidrográfica, enchentes e mudanças do sistema hídrico, na vegetação, o desmatamento que causa a substituição de espécies, além alterar a vegetação original, e por fim, na fauna, a extinção de espécies, comprometendo de forma geral a biodiversidade deste domínio.

Mata Atlântica - Corresponde ao domínio de mares de morros e estende-se próximo à área litorânea, do Nordeste ao Sul do país. Clima tropical úmido com vegetação com árvores diversas, com folhas largas, bastante fechada, com muitas espécies de parasitas e uma fauna rica.

Ameaças deste bioma: Neste domínio, a ação do homem já foi devastadora, devido ao histórico de ocupação do território brasileiro. Poucas reservas ainda subsistem.

No Sul do país, também aparece as araucárias, que trata-se de um domínio típico de clima subtropical, onde sua composição aparecem mais separadas umas das outras, possuem folhas em forma de agulha parecendo-se com pinheiros de natal. As chuvas neste domínio, ocorrem de forma bem distribuída ao longo do ano.

Ameaças deste bioma: No domínio das araucárias, a ação do homem foi devastadora, sobrando apenas 3% deste domínio. Os restantes 97% foram retirados para economia do Sul que é composta pela atividade madeireira da indústria moveleira e produção de celulose.

Domínios não Florestados:

Cerrado - Vegetação constituída por herbáceas e arbustos de tronco retorcido nas áreas de clima tropical típico, (quente com chuvas de verão e seca no inverno). Encontrado na região central do Brasil onde os solos são ácidos, onde ocorre o processo de laterização.

Ameaças deste bioma: A pecuária de corte e a agricultura de grãos, são as maiores ameaças deste bioma, com grande desgaste dos solos e da vegetação e fauna originais.

Caatinga - Encontrada na região do Polígono das Secas, no Nordeste do Brasil, de clima semiárido, onde a seca é constante. Constitui-se de arbustos e, na seca, transformam-se numa mata branca e tem muitas plantas que guardam água, como os cactos, que se tornam verdes durante as chuvas.

Ameaças deste bioma: é uma área de terrenos bem desgastado na área da Depressão Sertaneja. Por causa do clima, o desgaste erosivo do relevo é intenso, produzindo uma área de depressão que de tão desgastado, faz aparecer o embasamento cristalino em alguns pontos.

O Pampa e o Pantanal:

O bioma dos Pampas são campos nativos onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com