TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Recifes de Corais

Por:   •  4/9/2016  •  Artigo  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

RECIFE DE CORAIS

Alunas:

Ana Paula Barbosa Catellani        N°03

Isabela Cubateli Bogo                N°17

Mylena Braz Morais                        N°27

Sabrina Campos Sbaraini                N°29

Professora: Valéria Regina.

Disciplina: Biologia.

Maringá, agosto de 2016.

Introdução

O trabalho trata sobre os recifes de corais, uma estrutura rochosa, rígida, resistente a ação mecânica das ondas correntes marítimas, formado por corais e outros organismos marinhos portadores de esqueleto calcário. Com reprodução de forma sexuada e assexuada. Serve como casa para vários organismos marinhos, facilita a pesca, e contribui com o ecoturismo, é encontrado em locais de águas quentes, claras e rasas. no Brasil temos como exemplos o estado do Maranhão até o sul da Bahia.

Composição dos Recifes de corais

O corpo de um coral consiste num pólipo, estrutura oca e cilíndrica que adere a uma superfície pela extremidade inferior, na figura ao lado, coluna. Na extremidade livre situa-se a boca, em volta da qual existem tentáculos, cuja função é capturar alimento. Apresentam comprimentos diversos e secretam um líquido urticante capaz de paralisar a sua presa. O esqueleto dos corais é constituído por carbonato de cálcio que lhes dá dureza e os protege. [pic 2]

Definição

        Apesar de parecerem uma grande quantidade de rochas, os recifes de corais são, na realidade, formações produzidas, principalmente, por um animal marinho denominado genericamente de coral. Esse animal é adaptado a viver em colônias e produz um esqueleto formado de carbonato de cálcio em sua volta durante toda a sua vida. Quando esses animais morrem, novos surgem e dão origem a mais esqueletos. Além dos corais, outros organismos podem fazer parte da formação dos recifes por intermédio da produção de esqueleto calcário.

Exemplo de locais

        No Brasil os recifes de corais estão distribuídos por aproximadamente três mil quilômetros da costa do estado do Maranhão ao sul da Bahia (Abrolhos), os quais representam as únicas formações de recifes do atlântico sul. No mundo os recifes de corais mais famosos são o da grande barreira, ao norte da Austrália, o da grande barreira de recife de coral de Belize, o da grande barreira de recife de coral do banco Chinchorro, no mar das Caraíbas e o recife de coral das ilhas da Bahia.

Reprodução

        Os corais possuem duas formas de reprodução: assexuada e sexuada. Os corais, soltam bolsas de óvulos e espermatozoides. Os corais desovam as bolsas, que flutuam até à superfície. Nessa fase, acontece a fecundação. Os óvulos começam a dividir-se e formar embriões. Após algum tempo, os embriões tornam-se uma larva chamada plânula, que vai a procura dos recifes para fixar-se e formar um novo coral.

Importância Ecológica

        

Os recifes de corais tem uma importância ecológica muito grande, pois dão abrigo e alimento para a maioria dos peixes e, além disso, funcionam como um filtro de água do mar já que se alimentam pela filtração da água. Constituem uma fonte de proteínas para a dieta alimentar da população costeira (calcula-se que num km2 de recife de coral se produzem cerca de 30 toneladas de marisco por ano).Os recifes também são importantes para a economia, já que proporcionam empregos através da pesca e ecoturismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (78.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com