PRINCIPAIS PAÍSES DO MUNDO E PRINCIPAIS RESÍDUOS SÓLIDOS
Por: Nathayra Nascimento • 2/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.086 Palavras (5 Páginas) • 336 Visualizações
2 PRINCIPAIS PAÍSES DO MUNDO E PRINCIPAIS RESÍDUOS SÓLIDOS
Segundo a Bibliografia de Geografia e Ciências Sociais os principais países que fazem gerenciamento de resíduos sólidos são:
- Canadá
 - Estados Unidos
 - União Europeia
 - Alemanha
 - Espanha
 - França
 - Holanda
 - Áustria
 - Japão
 - Argentina
 - Brasil
 - Chile
 - Colômbia
 - México
 - Bósnia e Herzegovina
 - Estônia
 - Federação Rússia
 - Uzbequistão
 - China
 - Índia
 - Dinamarca
 - Finlândia
 - Reino Unido
 - Portugal
 - Grécia
 - Itália
 - Belgica
 - Suécia
 
2.1 Como são feitos os gerenciamentos dos resíduos sólidos nesses países
Canadá: Existem Campanhas de educação ambiental para a população faça coleta seletiva, reciclagem e compostagem de resíduos orgânicos.
Estados Unidos: O Governo do País criou um programa para longo prazo, o programa conta com voluntários para a coleta de materiais coletados no próprio território. Os tratamentos do resíduo sólido são baseados nessas etapas minimização, reutilização, reciclagem, recuperação de energia da incineração e disposição final em aterros sanitários.
União Europeia: A Comunidade Europeia prioriza a prevenção e as estratégias revalorização dos materiais antes do seu tratamento final. O resíduo sólido na União europeia passa por essas etapas: minimização, reutilização, reciclagem, recuperação de energia da incineração e disposição final em aterros sanitários. Como nos EUA grande partes dos resíduos sólidos são coletados no próprio território.
Alemanha: Existe uma política de prevenção, onde prevalecem estratégias que evitam o acumulo de resíduos.
Espanha: A Espanha tem um plano nacional de resíduos sólidos que destaca a valorização dos produtos que não se podem evitar e os que são reutilizáveis e assim a quantidade de resíduos orgânicos que são enviados para aterro sanitários diminuem.
França: Na frança existe a responsabilidade de administrações e concessionárias que tem o objetivo de evitar ou diminuir o numero resíduos contaminantes, responsabilidade por fazer o transporte, reutilização e a reciclagem dos resíduos.
Holanda: A população tem obrigação de fazer o acondicionamento dos resíduos em tambores que a prefeitura disponibiliza assim eles fazem o descarte correto.
Áustria: A Áustria tem o maior índice de compostagem de resíduos orgânicos do mundo.
Japão: No Japão existe uma gestão de preservação ambiental e de saúde publica o descarte de resíduo é restrito, a população faz armazenamento, coleta e transporte o país planeja reciclar os resíduos urbanos e fazer o tratamento de resíduos em aterros sanitários.
Argentina: Em Buenos Aires a administração publica está desenvolvendo uma gestão de resíduos baseada no resíduo zero é uma estratégia para a diminuição de resíduo para erradicar os lixões e construindo aterros sanitários na região.
Brasil: Incentiva a população a fazer o uso de coleta seletiva.
Chile: Tem o tratamento do resíduo sólido com o mínimo de risco para a população assegurando o desenvolvimento sustentável no setor de resíduo sólido.
Colômbia: Existe um programa chamado Cierre de Botaderos a Cielos Abiert que promove a modernização de empresas públicas e concessionárias, e visa garantir a sustentabilidade ambiental no tratamento dos resíduos.
México: Incentivam a reciclagem existe também um programa chamando Cruzada Nacional por un Méjico Limpio que promove uma capacitação para os funcionários e o programa tem a incentiva para fazer a reciclagem do plástico PET.
Bósnia e Herzegovina: Foi implantado um sistema de coleta de sucatas de ferro com o assim o índice de reciclagem de sucatas e ferros aumenta.
Estônia: Tem um plano que o objetivo a modernizar os aterros sanitários e fazer a erradicação dos lixões.
Federação Russa: Incentiva a coleta seletiva.
Uzbequistão: O país tem 400 pontos de coletas, o país impulsiona o mercado da reciclagem e as pessoas podem alugar pontos para reciclagem de matérias como papel, garrafas e sacos plásticos.
China: Eles fazem a reciclagem de materiais.
Índia: Eles têm lixões de resíduos eletrônicos o que estimulando alguns empresários e o Governo Federal a fazer uma cadeia produtiva da reciclagem destes materiais.
Dinamarca: O resíduo Sólido é incinerado.
Finlândia, Itália, Reino Unido, Portugal e Grécia: A maior parte dos resíduos são destinados aos aterros sanitários. Os resíduos na Finlândia são encaminhados para a reciclagem.
Bélgica: Os resíduos sólidos são destinados a reciclagem.
Suecia: Os resíduos Urbanos são encaminhados para a reciclagem.
2.2 PRINCIPAIS RESÍDUOS SÓLIDOS NOS PAÍSES DO MUNDO
- Resíduo Urbano.
 - Resíduo Domiciliar.
 - Resíduo Comercial.
 - Resíduo Industrial.
 - Resíduo Agrícola.
 
3 PRINCIPAIS CIDADES BRASILEIRAS E PRINCIPAIS RESÍDUOS SÓLIDOS
- Rio de Janeiro
 - São Paulo
 - Belo Horizonte
 - Curitiba
 - Palmas
 - Natal
 - 3.1 Como são feitos os gerenciamentos dos resíduos sólidos nas cidades brasileiras.
 
Rio de Janeiro: Segundo o SEBRAE o gerenciamento do resíduo é feito pelo gestor do resíduo a cidade trabalha também com a teoria dos 3 Rs que é redução da geração da fonte, reutilização e reciclagem. O gerenciamento é feito por etapas:
- Geração (fonte)
 - Caracterização (classificação, qualificação)
 - Manuseio
 - Acondicionamento
 - Armazenamento
 - Coleta
 - Transporte
 - Reuso/ reciclagem
 - Tratamento
 - Destinação final
 
São Paulo: Segundo o consultor de meio ambiente Alessandro Azzoni as coletas dos resíduos são feitos através de lixo urbano e o residencial, varrição das ruas, resíduos hospitalares e de indústrias. Os lixos residenciais vão para os aterros sanitários. Os lixos que vão para a coleta seletiva acabam sendo reciclados pelas cooperativas.
...