TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUTOS AGRÍCOLAS EXPLORADOS

Artigos Científicos: PRODUTOS AGRÍCOLAS EXPLORADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

PRODUTOS AGRÍCOLAS EXPLORADOS

1 Castanha-do-Pará (Bertholletia Excelsa)

Os castanhais formam uma base produtiva que gera novas oportunidades econômicas sustentáveis. Em função dos incentivos que vem recebendo do governo, o extrativismo tem ampliado suas fronteiras. A produção de castanha e seus derivados como óleo de castanha, bombons, biscoitos, produtos de higiene e beleza, vem aumentando significativamente nos últimos anos.

2 Açaí (Euterpe Oleracea)

A extração de frutos da palmeira do açaí para produção de polpa é uma atividade de grande importância econômica. Está intimamente ligada à cultura e à dieta das populações da Amazônia. Seus produtos e subprodutos são utilizados há várias gerações como fonte de alimento e de renda.

Da palmeira do açaí pode-se aproveitar praticamente todas as partes: o palmito é alimento nobre, o "tronco" pode ser usado na fabricação de papel e como isolante elétrico, do fruto pode-se obter a polpa e o adubo, além de ser fonte de álcool e servir como antidiarréico.

Na Amazônia, o açaí é consumido tradicionalmente junto com farinha de mandioca ou tapioca geralmente gelado. Há quem prefira fazer um pirão com farinha e comer junto com peixe assado ou camarão, ou mesmo os que preferem o suco com açúcar.

AGRICULTURA E PECUÁRIA SUSTENTÁVEIS

A introdução de espécies perenes nos cultivos anuais, os chamados Sistemas Agroflorestais (SAFs), associam extrativismo, domesticação de espécies nativas e agricultura propriamente dita em um mesmo espaço físico. Possibilitando a plantação, os cuidados e a colheita durante o ano todo. O ecossistema amazônico é sem dúvida muito importante para o planeta, do ponto de vista ecológico. Mas sua importância econômica para o país não nos permite deixá-lo simplesmente intocado. Becker (2013) nos afirma que: É imprescindível que se façam investimentos na Amazônia, não só para explorá-la, mas para que se conheça o funcionamento desse complexo ecossistema, de forma que possamos extrair suas riquezas sem comprometer nossa qualidade de vida. É uma tarefa complicada, mas que se a relegarmos para um segundo plano, os benefícios obtidos podem não compensar as consequências negativas da sua má exploração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com