TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM DIFERENTE PARA ENTENDER CONFORTO TÉRMICO

Por:   •  14/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

¨JÚLIO DE MESQUITA FILHO¨

C MPUS DE OURINHOS

MATHEUS VARGAS DE OLIVEIRA

PROJETO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM DIFERENTE PARA ENTENDER CONFORTO TÉRMICO.

DOCENTES: PROFª. DRª CAMILA HIPOLITO BERNARDO

OURINHOS - SP

2020

INTRODUÇÃO

Em uma rápida análise dos dados obtidos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), podemos constatar que houve uma rápida modificação no comportamento relacionado a moradias no Brasil. Segundo o Instituto, “[...] Em 1970, 56% dos brasileiros moravam em áreas urbanas. Hoje são 80%. Até 2050, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), 90% se concentram em grandes centros [...]”, a qual, de acordo com o IBGE, girará em torno de 209.8milhões, de uma população de mais de 233,2 milhões de pessoas.

Desta forma, essa observação nos traz outra análise, com crescentes mudanças em sua população, as áreas urbanas sofrem com o aumento das temperaturas, visto que, o cimento e o asfalto construídos para estruturar as cidades em expansão, absorvem a irradiação solar, outro agravante as temperaturas diz respeito a concentração de atividades maquinarias e veículos que utilizam processos de combustão para terem energia, fazendo com que as cidade tenham em média 9º graus a mais do que áreas não urbanas, contribuindo diretamente para formação de ilhas de calor e com os processos dinâmicos do aquecimento global.

Assim sendo, os centros urbanos terão que se reconfigurar para que consigam reverter os processos de aquecimento, que tanto prejudicam as complexas estruturas dos ecossistemas terrestres. Dito isso, temos a ciência geográfica que tenta estudar e compreender a relação entre nós, seres humanos e o espaço em que vivemos, ou seja, através de olhar sistêmico do meio geográfico. Buscando englobar de maneira dinâmica, a forma que nós usamos e ocupamos do espaço.

Desta maneira, o presente projeto tem como proposta utilizar os conceitos de tempo e do clima de modo lúdico, para realçar a interrelação do objetos de estudo da geografia, objetivando construir processos de ensino-aprendizagem em educandos dos anos finais do Ensino Fundamental - 9º ano, relacionados a estabilidade climática e conforto térmico urbano. Para este feito, o futuro projeto, trabalhará de forma prática o clima urbano juntamente com os conceitos de índices de conforto térmico (desenvolvendo a climatologia urbana em uma análise dinâmica, através do sistema capitalista o qual rearticula o uso e ocupação da paisagem natural). Tentando criar instrumentos para que os alunos percebam os elementos climáticos para sua condição de conforto que poderá gerar novas práticas nas estruturas urbanas atuais.

PÚBLICO ALVO

O projeto é remetido aos educandos dos anos finais do Ensino Fundamental - 9º ano, devido a sua fase de desenvolvimento escolar e sua compreensão de alguns conceitos da Geografia e da Ciência visto em anos - ciclos de ensino - anteriores.

JUSTIFICATIVA

A escolha do tema a ser trabalhado, se justifica pelos fatos supracitados, bem como pelas vivências ocorridas no espaço escolar da Adelaide Pedroso Racanello (Escola a qual, que pretendo executar o objeto e que participei do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID). As condições de ensino dentro das salas de aula me trouxeram a percepção da sistematização metodológica do pensamento científico, que em certo grau, poderá provocar riscos de tornar o ensino baseado em senso comum, desencorajando os alunos a estudar e pesquisar. Devido a isso o projeto tem o intuito de potencializar algumas mudanças no cotidiano dos educandos, além de tentar delinear os processos do pensamento científico e construir nos alunos, de certa forma, a autonomia e a vontade de pesquisar e explorar, em busca de novos rearranjos de seus espaços.

OBJETIVO GERAL

Criar meios para que o educando possa compreender a climática e suas causalidade a partir da sua percepção de mundo, a fim aumentar o envolvimento dos alunos com o conteúdo enfatizando neste processo, as dinâmicas do clima urbano e sua relação com o conforto térmico, visando ''Ações Contra as Mudanças Global do Clima'' (ODS- Objetivo 13).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar as dificuldades e interesses dos alunos nesses conteúdos;

Definir e trabalhar os conceitos tempo e clima;

Apresentar as dinâmicas do clima urbano e microclima;

Trabalhar as diretrizes e a conveniência do conforto térmico;

Construir instrumentos para detectar a qualidade térmica;

Readaptar hábitos e técnicas relacionados ao conforto térmico dentro do espaço cotidiano dos alunos.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Serão trabalhados conteúdos interdisciplinar como; elementos climáticos (temperatura, pressão atmosférica, precipitações, ventos, radiação solar, umidade), fatores climáticos (altitude, latitude, continentalidade e maritimidade) e as atividades humanas influenciadas por tais elementos e sua simbiose na área urbana. Para a construção do processo de ensino-aprendizagem serão utilizados mapas, equipamentos de climatologia, atlas geográfico, web conteúdos e plataformas digitais que não dependerão de conectividade, lápis de cor, material impresso, entre outros.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

Analisar as dificuldades e interesses dos alunos nesses conteúdos e definir tempo e clima.

Nesta primeira etapa será apresentado à turma o projeto “Uma Abordagem Diferente Para Entender O Clima” demonstrando de forma didática (como apresentações de slides e rodas de conversa) os objetivos gerais e específicos, juntamente com o levantamento dos interesses e das principais dificuldades dos alunos sobre o tema, que servirão de base para montar os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com