TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO,

Monografias: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO,. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

COORDENADORIA INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE

GEOGRAFIA LICENCIATURA EAD

FELIPE LIMA DUARTE

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO,

Entre o real e o proclamado.

Palmeira dos Índios/AL

2014

FELIPE LIMA DUARTE

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO,

Entre o real e o proclamado.

Trabalho de pesquisa realizado na disciplina Projetos Integradores II do curso Geografia Licenciatura EAD, na Universidade Federal de Alagoas, Universidade Aberta do Brasil, Coordenadoria Institucional de Educação a distância, no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, como requisito para obtenção de nota, sob orientação do Profº. Me. Denis Rocha Calazans

Palmeira dos Índios/AL

2014

O Projeto Político Pedagógico (PPP) entre o real e o proclamado.

Este texto trata a respeito do Projeto Político Pedagógico (PPP) elaborado em 2011, da Escola pesquisada, com a finalidade de mostrar os objetivos gerais e funcionais que envolvem esta instituição tal quanto a sua realidade escolar em que ela esta inserida de forma sucinta com ênfase no ensino-aprendizagem nas relações humanas e socioeconômicas na visão de ARANHA, Maria Salete (2004) comparando o real e o proclamado.

DESENVOLVIMENTO

Para ARANHA, Maria Salete (2004), a educação tem o papel básico de assegurar a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, é um princípio que está em nossa Constituição desde 1988, mas que ainda não se tornou realidade para milhares de crianças e jovens: meninas e adolescentes que apresentam necessidades educacionais especiais, vinculadas ou não a deficiências.

Dentro deste contexto, a escola em questão leva em consideração a individualidade do aluno e suas condições socioeconômicas cabendo à escola assumir um papel de laboratório com práticas e propostas transformadoras respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que consiste num instrumento de conscientização da sociedade sobre as injustiças vivenciadas pelas crianças e adolescentes, e a comunidade que se encontra inserida numa área lagunar com baixo poder aquisitivo, que depende basicamente da mesma para sua subsistência.

Aranha (2004) afirma que são vários os passos a serem seguidos na construção de um Projeto Político Pedagógico.

(PPP da escola pesquisada)

Nesta afirmação de Aranha, destacamos na atual gestão desta instituição os seguintes objetivos:

• Garantir ao educando a sua formação integral, procurando desenvolver as competências básicas de falar, escrever e interpretar. Estimulando o desenvolvimento de capacidade cientificas e tecnológicas para que possa competir no mercado de trabalho, formando um cidadão crítico, criativo e que vivencie valores morais e éticos.

• Como objetivos específicos: construir uma escola democrática; promover estratégias de ação minimizando as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem; propiciar aos professores um melhor método de prática pedagógica; criar e programar um sistema de avaliação para alunos com dificuldade de aprendizagem; estimular os funcionários na execução de suas funções como um todo; propiciar a vivência e a convivência democrática para participação de toda comunidade.

Estas reflexões têm por objetivo favorecer a comunidade escolar, a compreensão da função social da escola, seu papel e seus objetivos, para dessa forma possa ser construído o projeto político pedagógico.

[...] no processo de construção do Projeto Político-Pedagógico, é muito importante a escola conhecer a realidade que a cerca: que tipo de comércio existe, qual a cultura de sua comunidade, que tipo de atividades acontece nas proximidades e de que forma são utilizados os tempos e espaços existentes fora dos portões da escola. Nesse sentido, a equipe articuladora deve afirmar a escola como um espaço comunitário. Estudar esse espaço mais amplo significa buscar compreender que expectativas a comunidade em geral têm em relação à escola e reconhecer que os agentes dessa comunidade podem contribuir para melhorar a prática educacional ali existente (LONGHI; BENTO, 2006, p. 176).

(PPP da escola pesquisada)

A realidade econômica do bairro que a cerca tal instituição é baseada na pesca, nas padarias, serigrafias e profissionais liberais. As culturas que mais predominam no bairro são: as quadrilhas matutas, dança de coco, capoeira e como festa popular à da padroeira do bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Como área de lazer existe uma praça e nela duas quadras de esporte e na margem da lagoa vários campos de futebol.

Sua localização é excelente, pois se encontra em frente ao terminal de ônibus desse bairro, o que possibilita o fácil acesso para seus frequentadores, tanto a pé quanto de ônibus. Este terminal constitui-se como seu ponto de referência. Nossa escola apresenta um bom espaço físico. Sua área compreende seis salas de aula em pleno funcionamento. As salas são amplas, possui boa iluminação e são arejadas. Além das salas de aula, a escola ainda possui sala de reforço, sala de professores, secretaria, direção, coordenação conjugada com a sala de leitura, laboratório de ensino aprendizagem, sala de judô e dança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com