TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROVA

Artigo: PROVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.785 Palavras (12 Páginas)  •  1.692 Visualizações

Página 1 de 12

QUESTÃO 01

Para responder esta questão você pode consultar o capítulo 01 do livro “Ambiente, Terra e Vida”, material impresso ou virtual.

Os ciclones e anticiclones são importantes indicadores do tempo. Sua visualização nas imagens de satélite é facilitada pela presença de nuvens que rotacionam em espiral. De acordo com nossos estudos e seus conhecimentos sobre ciclones ou depressões, avalie as sentenças abaixo, julgando-as como verdadeiras e falsas:

I) Os ciclones ou depressões são áreas de alta pressão cujos ventos rotacionam no sentido dos ponteiros do relógio no Hemisfério Sul.

II) Os ciclones tropicais são originados na zona intertropical do Globo, a partir de massas de ar marítimas e tropicais.

III) Os ciclones deixam rastros por onde passam, pois giram a uma velocidade muito elevada e transportam chuvas muito fortes.

IV) Contrariando seu entorno, no “olho do furação”, ou seja, no seu centro, o vento é fraco e o céu é limpo.

V) O que confere aos ciclones um movimento de rotação são as baixas temperaturas das águas oceânicas, pois há ressurgência.

Estão corretas as alternativas:

II, III, IV.(MARCADA)

I, II, III.

I, III, IV.

I, III, V.

III, IV, V.

QUESTÃO 01

A abordagem do método científico aplicado à ciência geográfica caracteriza de forma geral a evolução das escolas que construíram a Geografia, além de colocar a importância do método científico para a elaboração do pensamento geográfico. Nesse estudo, pode-se afirmar que está correta além do citado acima, sobre tal abordagem a alternativa:

A geografia dos dias atuais não se co-relacionam com a metodologia citada, sendo ela parte dos estudos geográficos anteriores à geografia crítica.

O método cientifico aplicado à geografia possibilita uma ampla visão da contextualização do espaço geográfico enquanto aspectos físicos e humanos, transformados de tempos em tempos. (MARCADA)

A abordagem metodológica empregada na geografia é sistemática, possibilitando uma única visualização da representação geográfica, sem vínculo algum com outras ciências.

As questões ambientais e culturais do mundo moderno são frutos de uma falha abordagem dessa metodologia científica aplicada a geografia e outras ciências da natureza.

A ciência geográfica tende a representar um instrumento de investigação do ambiente em si e não de seus pressupostos históricos.

QUESTÃO 01

A proposta de geografia para Alexandre Von Humboldt baseava-se na observação da consistência das coisas, matéria, cosmos, substâncias e forças. Para ele, caberia a geografia reconhecer a unidade na variedade dos fenômenos, buscando a causalidade existente na natureza. Para isso, Humboldt propõe a intuição a partir da observação, que ele mesmo chamou de:

Razão homem, sujeito, natureza

Geografia comparada

Empirismo observacional

Empirismo raciocinado

Empirismo Humboltiano (MARCADA)

QUESTÃO 02

De acordo com os estudos realizados nessa quinzena, é possível observar o destaque de alguns pensadores contribuintes para a formação de uma geografia crítica e moderna, a partir do séc. XIX. Dentre eles estão Humboldt e Ritter. Sabendo disso, compare o trabalho desses pensadores e assinale a alternativa correta.

Humboldt sempre tendeu para as atividades em campo, onde desenvolveu trabalhos sobre climatologia, geologia, geografia, entre outros. (MARCADA)

Humboldt se dedicou ao estudo da geografia regional na busca da individualidade, muito arraigada em sua religiosidade.

Ritter busca mostrar em seu trabalho que a geografia serviu apenas para criar estratégias e justificativas para ações imperialistas e protecionistas dos Estados.

Ritter construiu uma das mais duras criticas à Geografia Tradicional, e abriu campo para Geografia Crítica.

Ambos pensadores, Humboldt e Ritter, tinham um estudo regionalista da geografia, porém não compartilhavam dos mesmos ideais já que um era alemão e o outro francês.

QUESTÃO 03

Kant entende que cabe à geografia como ciência descrever como as coisas estão distribuídas na superfície terrestre que nos cerca. De acordo com a visão kantiana e seus estudos nessa quinzena, julguem as assertivas a seguir verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.

1. Para Kant à história cabe descrever a sucessão de acontecimentos que movem as coisas no passado, presente e futuro.

2. Ele separa o espaço do tempo, pois o primeiro é objetivo, ou seja, está no campo externo, enquanto o segundo é subjetivo, pois fica dentro de nós.

3. A Geografia é uma ciência da natureza, ou seja, do nosso mundo objetivo.

4. Kant constrói uma nova visão doutrinária que faz a junção da sensibilidade e do entendimento, percebendo a geografia como uma ciência sintética.

5. Kant ignora o espaço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com